Início DESTAQUE Parceria entre Seduc e TCE-PA fomenta promoção social nas escolas

Parceria entre Seduc e TCE-PA fomenta promoção social nas escolas

Compartilhar
Facebook
Twitter
A secretária de Estado de Educação (Seduc), Ana Claudia Serruya Hage, e a presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Lourdes Lima, assinaram, na manhã desta quarta-feira, 13, na sede da comunidade católica Sementes do Verbo, em Icoaraci, um acordo de cooperação técnica com o objetivo de promover o intercâmbio técnico, científico e cultural para fomentar, principalmente, o controle social, por meio de cursos, palestras e ações educacionais. A parceria entre a Seduc e o TCE-PA já existe desde 2013, com o projeto “TCE Cidadão” e agora foi reforçada por meio desse acordo. O evento também marcou a continuidade das comemorações pelo Dia Internacional de Combate à Corrupção, transcorrido no último dia 9 de dezembro.FOTO: ELISEU DIAS / ASCOM SEDUC DATA: 13.12.2017 BELÉM - PARÁ

A secretária de Estado de Educação (Seduc), Ana Claudia Serruya Hage, e a presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Lourdes Lima, assinaram, na manhã de ontem, 13, na sede da comunidade católica Sementes do Verbo, em Icoaraci, um acordo de cooperação técnica com o objetivo de promover o intercâmbio técnico, científico e cultural para fomentar, principalmente, o controle social, por meio de cursos, palestras e ações educacionais.

A parceria entre a Seduc e o TCE-PA já existe desde 2013, com o projeto “TCE Cidadão” e agora foi reforçada por meio desse acordo. O evento também marcou a continuidade das comemorações pelo Dia Internacional de Combate à Corrupção, transcorrido no último dia 9 de dezembro.

Na ocasião, a secretária de Educação apresentou números da Seduc para a plateia, formada por alunos das escolas das Unidades Seduc na Escola (USEs) 12 e 13. “Precisamos melhorar ainda muitos pontos na educação do Estado, sem dúvida, mas, hoje, já não vemos mais notícias de desvios de verbas por parte dessa secretaria, pois todo dia, para nós, é dia de combater a corrupção”, frisou. Ana Claudia Serruya Hage acrescentou que, no momento, a Seduc está com 67 licitações abertas para reforma, ampliação ou construção de escolas.

Já a presidente do TCE-PA, Lourdes Lima, destacou a importância da realização do projeto “TCE Cidadão” nas escolas da rede estadual, o que já acontece desde 2013, pois esse projeto fomenta o exercício do controle social em busca de uma sociedade mais justa e o controle dos gastos públicos por meio da cidadania consciente. Até hoje, o projeto já atingiu quase seis mil estudantes da rede pública estadual em diversos municípios do Estado.

Por meio do “TCE Cidadão”, os chamados multiplicadores, que são servidores do Tribunal, levam aos estudantes esclarecimentos sobre qual o papel do TCE-PA e de como o cidadão pode contribuir. “O TCE é o órgão de controle externo dos gastos do Estado e todo cidadão pode ajudar a fazer esse controle social”, pontuou.

As escolas que participaram da culminância do projeto “TCE Cidadão” foram: Coronel Sarmento; Avertano Rocha; Jorge Lopes Raposo; Marta da Conceição, da ilha de Cotijuba; Teodora Bentes; Izabel dos Santos Dias; Poranga Jucá; Maria Antonieta Serra Freire e Tecnológica Francisco das Chagas de Azevedo.