Início BLOG DO BACANA Coronavírus: Pesquisa encomendada pela Faepa indica que 82,6% da população paraense aprova...

Coronavírus: Pesquisa encomendada pela Faepa indica que 82,6% da população paraense aprova as ações do governo do Estado do Pará

Compartilhar
Facebook
Twitter

Foto: Divulgação/FAEPA

Com informações do Sistema FAEPA

O Sistema FAEPA divulgou uma pesquisa que mostra aprovação das ações do Governo do Pará no combate ao Coronavírus. A Pesquisa realizada pelo Instituto Acertar para a Federação da Agricultura e Pecuária do Pará – FAEPA, indica que (82,6%) da população paraense, aprova as ações do governo do Estado do Pará, em relação ao enfrentamento do Covid-19 e 44,1% avaliam que o Estado do Pará está um pouco preparado para o enfrentamento da pandemia, caso tenhamos número elevado de incidências.

O Instituto Acertar entrevistou, por telefone fixo e móvel, 2432 pessoas entre os dias 29 de março a 05 de abril de 2020, com idade a partir de 16 anos, em 31 municípios, de porte (grande, médio e pequeno), nas seis mesorregiões que compõe o Estado do Pará. A pesquisa teve duração de oito dias consecutivos, com mais ou menos 300 entrevistas diárias, para observar a evolução do comportamento da sociedade em relação a temática em estudo. A margem de erro no total da amostra é de 2,0 pp, com intervalo de confiança de 95%. A distribuição amostral obedeceu ao critério de estratificação por região, sexo e grupos de idade dos moradores de cada uma das mesorregiões, que compõem o Estado do Pará, com base em dados do IBGE. Após a pesquisa, foi aplicado um fator de ponderação para corrigir eventuais distorções em relação ao plano amostral.

A pesquisa solicitou que os entrevistados respondessem como os mesmos avaliavam o desempenho do Presidente da República, Jair Bolsonaro, do Governador do Estado, Helder Barbalho e do Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, em relação a pandemia do Covid-19 e os resultados apontaram que o desempenho do Presidente da República, Jair Bolsonaro, no combate e proteção da sociedade brasileira em relação a pandemia do Covid-19, é negativo e prejudicial a sociedade, foi o que disseram 43,9% dos paraenses, sendo que – para 13,7% o desempenho do Presidente em relação ao surto e ruim e 30,0% avaliaram como péssimo. Esse público é formado principalmente por moradores das regiões (Nordeste 54,2%, Metropolitana 50,1%). Avaliaram o desempenho de Bolsonaro como regular 27,1% e 27,3% disseram que o Presidente vem demonstrando desempenho positivo, – sendo 7,9% ótimo e 19,4% de bom. Deve-se levar em consideração que antes do fechamento da pesquisa, o Presidente já havia confirmado a liberação do auxílio emergencial de R$ 600,00, para trabalhadores informais, de baixa renda, dentre outros segmentos.

Quanto ao desempenho do governador do Estado, Helder Barbalho, em defesa dos paraenses quanto ao combata a pandemia Covid-19, 82,6% dos respondentes, avaliaram de forma positiva, – sendo que 41,2% disseram que está ótimo e 41,4% avaliaram como bom, outros 12,7% veem o desempenho do governador de maneira regular, 2,8% de modo negativo e 1,9% não responderam à pergunta. A avaliação positiva está homogênea, em todas as seis mesorregiões, que compõem o Estado do Pará com leve declínio nas regiões (Sudeste e Sudoeste) e a negativa, está mais concentrada no (Nordeste) do Estado.

A pesquisa também procurou avaliar, o desempenho do prefeito Zenaldo Coutinho na busca de auxilio e proteção para a sociedade belenense e do total de entrevistados, 50,7% responderam que não conseguem visualizar atitudes positivas na administração municipal, além da distribuição de cesta básica para os estudantes da rede municipal. Por outro lado, 14,1% dos entrevistados belenenses, avaliam dsempenho do prefeito Zenaldo Coutinho de forma positiva, 27,0% avaliam que o desempenho está regular, está fazendo o que é possível e 8,2% não souberam ou não quiseram responder a indagação.

Confira todos os detalhes da pesquisa AQUI