Início BACANA NEWS Pontos de venda de açaí são interditados em Belém

Pontos de venda de açaí são interditados em Belém

Compartilhar
Facebook
Twitter

Foto: Agência Belém

Por DOL, com informações da Agência Belém

Duas equipes da Vigilância Sanitária fiscalizaram 16 estabelecimentos de venda de açaí, no bairro da Marambaia, na manhã da última sexta-feira (25). Cinco deles foram interditados.

Durante a operação, um estabelecimento perdeu o selo de qualidade “Açaí Bom” por não realizar o branqueamento, técnica que utiliza alta temperatura e em seguida, choque térmico com água fria, para diminuir a carga microbiana, minimizando a possibilidade de contaminação da doença de Chagas.

Além desta ocorrência, mais cinco pontos de venda de açaí foram interditados por falta de cuidados higiênico-sanitários com os equipamentos ou por conter peças de madeira no local.

Algumas máquinas estavam usando resina epóxi, um produto químico proibido e que acaba contaminando o açaí. Além disso, os fiscais encontraram tampas do tambor da máquina feitas de madeira, que também é proibido. 

O bairro da Marambaia é o terceiro da capital com maior número de estabelecimentos que produzem açaí. Por isso, uma equipe da Vigilância Sanitária se concentrou nas proximidades do canal da Água Cristal e, a outra, no lado oposto ao canal, para uma operação mais extensiva.

Em Belém, cerca de 8 mil pontos de venda de açaí funcionam de forma irregular.