Início BLOG DO BACANA Helder é eleito um dos 100 mais influentes do continente na luta...

Helder é eleito um dos 100 mais influentes do continente na luta pelo futuro sustentável

Compartilhar
Facebook
Twitter

Foto: Ricardo Amanajás/Agência Pará

Com informações do Diário do Pará

O governador do Pará, Helder Barbalho, aparece entre os 100 latinos mais influentes comprometidos com o meio ambiente e as questões climáticas. A lista foi elaborada pela Sachamama, organização sem fins lucrativos que apoia economias de energia 100% limpas.

Outras oito personalidades brasileiras aparecem na seleta lista, como a modelo Gisele Bündchen, a jogadora de futebol feminino Marta, e as ativistas indígenas Sônia Guajajara e Artemisa Xakriabá. Completam a lista Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente, Rubem Novaes (CEO do Banco do Brasil), João Paulo Gonçalves (CEO Natura) e a deputada federal Tabata Amaral.

A Sachamamma reconheceu personalidades de diversos setores por seus compromissos em direitos ambientais, ativismo climático, políticas sustentáveis e impacto corporativo. A lista inclui outros nomes, como o ex-presidente do Uruguai, José Mujica, as atrizes Penélope Cruz e Salma Hayek, a guatemalteca Rigoberta Menchú, que ganhou o Nobel da Paz em 1992, o papa Francisco, entre outras grandes figuras.

Helder tem se destacado com ações e projetos em defesa da Amazônia e no combate às queimadas e desmatamento na região. Em outubro, participou, no Vaticano, da 1ª Cúpula de Governadores da Pan-Amazônia, em Roma, na Itália. Na ocasião, entregou pessoalmente a carta de compromissos ao Papa Francisco. Belém, inclusive, será a sede da próxima reunião da Cúpula de governadores, em 2020.

O paraense também já apresentou o Fundo Amazônia Oriental (FAO), destinado à captação de recursos nacionais e internacionais para implementação de políticas, programas e projetos estratégicos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Ele já havia apresentado o FAO em outro evento, na Conferência Internacional sobre Preservação da Amazônia, que ocorreu em Nova Jersey, Estados Unidos, em outubro.

Helder Barbalho aparece na lista ao lado de personalidades como Artemisa Xakriabá, Marina Silva, Marta, Rubem Novaes, Tabata Amaral, Sônia Guajajara, Gisele Bündchen e João Paulo Ferreira – Foto: Divulgação