Início BLOG DO BACANA Esclarecimentos sobre a obra do antigo Hospital Militar, atual Casa das Onze...

Esclarecimentos sobre a obra do antigo Hospital Militar, atual Casa das Onze Janelas

Compartilhar
Facebook
Twitter
????????????????????????????????????

Foto: Reprodução/Secult

A Casa das Onze Janelas teve seu espaço utilizado por várias funções.

Inicialmente tinha como objetivo servir de residência para um rico senhor de engenho de açúcar.

Anos mais tarde foi comprada pelo governador do Grão-Pará e sofreu reformas para sediar um hospital militar.

Ao se tratar das intervenções sofridas ao longo dos anos, não há uma confirmação exata de quais mudanças foram feitas em determinados períodos, mas há a hipótese de que Landi foi responsável pela alteração da planta original da Casa das Onze Janelas, que em seu formato original se apresentava de forma retangular, sendo modificada para o formato em “L” com a adição de um corpo lateral.

Posteriormente passou a receber outras atividades militares, abrigando o Corpo da Guarda e a Subsistência do Exército até o final do século XX.

A Casa das Onze Janelas foi transformada em um museu de arte moderna e contemporânea em 2002, onde permanece com a mesma função principal (LIMA, 2014).
.
.
No dia 29/08/2018 foi protocolado neste instituto (IPHAN) requerimento de reforma (SEI Nº 0688619), solicitado pela Secretaria de Cultura.

A solicitação previa inicialmente obras de reforma simplificada (limpezas, recuperações, pinturas, ajustes etc). De acordo com o Documento SEI Nº 0688655.

O Parecer Técnico Nº 108/2018 autorizou a intervenção (SEI Nº 0719273), considerando que o conjunto de ações propostas não resultariam em descaracterização do edifício, tampouco de seu entorno.

Em 17/06/2019 foi protocolado novo requerimento (SEI Nº 1266878) de autorização de obras, solicitado pela Secretaria de Cultura.

As alterações solicitadas foram:

  1. Instalação de cobertura em estrutura metálica e vidro;
  2. Construção de 2 bancadas na “sala de pedras”;
  3. Mudança no Layout dos banheiros de serviço;
  4. Construção de quiosque no píer;

Em 10/07/2019 foi realizada reunião de alinhamento sobre o projeto (SEI Nº 1311482)

Em 11/07/2019 foi feita visita técnica no local.

Ficou estabelecido que a SECULT deveria apresentar complementações de informações em Memorial Técnico.

Parecer Técnico Nº 72/2019 (SEI Nº 1377340):

“De acordo com a análise do projeto, observou-se que as intervenções apresentadas não implicam em mutilação, impedimento ou redução de visibilidade do bem tombado, e as cores propostas estão em harmonia com a leitura do mesmo. Dessa forma entende-se que a proposta de intervenção não causará impacto negativo a este bem. Com isso o IPHAN não se opôs ao projeto de intervenção apresentado.”

Em 19/09/2019 foi protocolado novo requerimento (SEI Nº 1479683) por parte da SECULT, propondo instalar bancadas para atendimento de um Café. Aprovado em 25/09/2019 através do Parecer Técnico Nº 104/2019 (SEI Nº 1488451).

SOBRE A INSTALAÇÃO DE COBERTURA METÁLICA:

  • Foi solicitada e APROVADA em TODOS OS ÓRGÃOS competentes (FUMBEL e IPHAN), em JULHO de 2019. Proposta pelo Órgão Estadual (SECULT) que projetou com o conhecimento do DEPHAC, e tem também como missão proteger e promover o patrimônio histórico.
  • A estrutura criada é completamente independente da edificação antiga, de material distinto e não foi engastada nas paredes. Foram criados pilares e vigas novos, permitindo a reversibilidade.
  • Como exposto à cima, existem indícios que levam à crêr que a edificação que recebeu a cobertura é extemporânea ao conjunto original.
  • A linguagem arquitetônica do aço favorece o contraste necessário à edificação preexistente.
  • Não houve dano físico ou estrutural à edificação histórica.
  • A estrutura potencializa o espaço, pois o local passará a ter proteção contra o sol e a chuva.

O Processo Nº 01492.000340/2018-46, é público e pode ser consultado no site do Iphan (‪http://portal.iphan.gov.br‬) no link SEI – Consulte o seu processo.