Início BACANA NEWS Suspeito de integrar grupo de extermínio tem outro processo desaforado

Suspeito de integrar grupo de extermínio tem outro processo desaforado

Compartilhar

Mais um processo contra o ex-policial militar Elvis Fernandes da Silva, denunciado pelo Ministério Público por suposto envolvimento em grupo de extermínio atuando em Itupiranga, foi desaforado ontem, segunda-feira (14), para a Comarca de Belém, onde irá acontecer o Tribunal do Júri. Ele responde a ação penal por tentativa de homicídio contra Wellington dos Santos Silva.

Há um mês a Seção de Direito Penal do Tribunal de Justiça do Pará também decidiu desaforar a sessão pelo homicídio de Ivanilson Santos Fontes. Elvis ainda responde – junto de outros oito homens – pelo homicídio do conselheiro tutelar Rondinele Salomão Maracaípe, ocorrido em janeiro do ano passado, todos em Itupiranga.

No caso analisado nesta semana, o desaforamento foi requerido pelo Ministério Público, sob o argumento de possível falta de imparcialidade do Conselho de Sentença, formado pela sociedade, em Itupiranga.

O órgão sustentou que o réu – que já integrou a Polícia Militar – responde a vários processos criminais em Itupiranga, além de ser apontado como membro de grupo de extermínio, o que pode causar temor nas pessoas que irão atuar como jurados, podendo influenciar no resultado do julgamento, caso este seja mantido no município.

Além do pedido da promotoria, o Juízo da Comarca de Itupiranga também se manifestou favorável à transferência da sede de julgamento. Elvis participou, em março, de audiência do caso do homicídio do conselheiro tutelar. Além dos réus, foram ouvidas cinco testemunhas de acusação e 22 de defesa.

Em novembro, sete policiais militares foram apontados como suspeitos de participação no caso e uma operação foi desencadeada pelo Ministério Público do Estado do Pará e a Corregedoria da Polícia Militar para cumprimento dos nove mandados de prisão preventiva. Dentre os alvos dos mandados, três já estavam presos e, dentre estes, Elvis Fernandes da Silva. (Luciana Marschall)