Início BACANA NEWS Sespa lança edital para contratação de empresa que vai gerenciar Hospital Regional...

Sespa lança edital para contratação de empresa que vai gerenciar Hospital Regional do Tapajós

Compartilhar

Foto: Jader Paes / Agência Pará

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) lançou na sexta-feira (16) o aviso de chamamento público para a seleção de organização social que vai gerenciar, operacionalizar e executar as atividades e serviços do Hospital Regional do Tapajós “Teófilo Olegário Furtado”, localizado no município de Itaituba, no sudoeste paraense. A contratação visa à mudança de perfil da unidade, para atender outras especialidades.

Inaugurado no último dia 09 de junho, o Hospital Regional do Tapajós ofereceu inicialmente atendimento exclusivo para pacientes infectados pelo novo coronavírus, período em que garantiu atendimento a 115 pacientes com Covid-19. Agora, a unidade passará por um processo de desinfeção por 30 dias, para iniciar as novas atividades.

“O Hospital teve extrema importância para o combate à pandemia na região do Tapajós, assegurando assistência de alta complexidade para casos mais graves da doença. Com a redução dos casos na região, a mudança de perfil é necessária para levar à população atendimentos que ficaram reprimidos durante esse período”, informou o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho.

Construído em uma área de 16.290 metros quadrados, o HRT conta com 164 leitos, que reforçam a rede de saúde pública no sudoeste do Pará com atendimento de média e alta complexidade, para pessoas encaminhadas. Também oferece serviços de urgência e emergência nas áreas de clínica médica, cirurgia, pediatria e obstetrícia.

A instituição vai dispor de ambulatório, com nove consultórios para consultas em clínica geral, traumatologia, ortopedia, cardiologia, infectologia e urologia. O Hospital terá, ainda, serviços de enfermagem, coleta de material para exames, farmácia e serviços de psicologia, terapia ocupacional e social.

A estrutura do HRT beneficia as populações dos municípios de Itaituba, Aveiro, Jacareacanga, Novo Progresso, Rurópolis e Trairão, que antes precisavam se deslocar para outras regiões a fim de receber atendimento especializado.

Tratamento renal – Um dos mais importantes procedimentos oferecidos é a terapia renal substitutiva (hemodiálise), que será feita em leito de UTI. O serviço também será oferecido em nível ambulatorial, com 22 máquinas de hemodiálise, o que evitará o deslocamento de pacientes renais crônicos para outras regiões do Estado. Outro atendimento já em curso é para pacientes com emergência cardiológica, também via regulação estadual.

O hospital dispõe, ainda, de centro cirúrgico com oito salas, sendo duas para obstetrícia. Como suporte ao atendimento médico, o HRT contará com centro de diagnóstico, para dispor de serviços de laboratório de análises clínicas, raios X, raios X telecomandado, mamografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma, holter, Mapa, teste ergométrico, endoscopia, colonoscopia e medicina nuclear.

Por Agência Pará