Início BACANA NEWS RG digital será emitido no Pará a partir do ano que vem

RG digital será emitido no Pará a partir do ano que vem

Compartilhar
Foto: reprodução

Acordo vai possibilitar que a partir de 2021, o Pará passe a emitir o registro geral digitalizado, o RG digital. O acordo foi assinado entre a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), o Departamento de Trânsito (Detran) e a Polícia Civil (PC).

O acordo que prevê que os bancos de dados biométricos serão integrados e o registro geral no estado passará a ser digitalizado, foi publicado na última sexta-feira, 20, no Diário Oficial do Estado.

A publicação do edital para que a licitação ocorra deve sair em breve. Dependendo apenas da contratação de uma empresa especializada para realizar o serviço, a implementação do novo sistema está prevista já para 2021.

A impossibilidade de uma pessoa ter dois ou mais registros gerais, no Estado, evitando assim a falsidade ideológica, está entre as vantagens com o novo processo de compartilhamento de banco de dados.

Também a validação das informações pessoais, além da utilização do banco de dados das imagens dos rostos das pessoas no novo sistema de videomonitoramento.

Isso possibilitará o reconhecimento facial por meio de câmeras instaladas nas vias públicas. Foragidos da justiça, por exemplo, serão detectados ao transitarem pelas ruas, na prática.