Início BLOG DO BACANA Projeto de educador do SESI Pará está entre os selecionados para o...

Projeto de educador do SESI Pará está entre os selecionados para o prêmio ‘Professor Nota 10’

Compartilhar

Foto: Divulgação

Com informações do SESI Pará

Um projeto realizado na escola SESI Belém no ano de 2019 está entre os selecionados no prêmio ‘Professor Nota 10’, promovido em âmbito nacional pela Fundação Vitor Civita. A premiação que reconhece boas práticas para a melhoria da qualidade da Educação Básica brasileira recebeu mais de 3.700 inscrições em 2020.

O projeto ‘Tangram Construindo Saberes’ foi realizado de fevereiro a junho de 2019, na Escola SESI Belém, pelo professor Oziel Luz. Um dos objetivos era trabalhar de forma transversal a sustentabilidade, a valorização e o respeito ao meio ambiente, o desenvolvimento da leitura e escrita, além de melhorar as noções básicas das quatro operações matemáticas.

A primeira etapa consistiu no recolhimento de tampinhas de garrafas pet por parte dos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I, dos turnos da manhã e tarde. No total, foram recolhidas cerca de 17 mil tampinhas, evitando assim que elas fossem descartadas no meio ambiente. Com elas foram criadas réplicas de animais em extinção, em tamanho real, usando a técnica do tangram, uma espécie de quebra-cabeça originário na China, formado por sete peças. Arara-azul, mico-leão-dourado e boto cor-de-rosa foram alguns dos espécimes reproduzidos. Em seguida os alunos também desenharam, produziram caça-palavra e escreveram textos sobre os animais em extinção.

Em outra etapa do projeto foi a vez de contar com recursos digitais. O professor uniu às fotos dos estudantes símbolos de QR Codes, onde foi possível acessar rimas e desenhos dos alunos. Os códigos e as réplicas dos animais em tangram foram dispostos em uma exposição no hall da escola, onde puderam ser acessados pelos próprios alunos, pais e demais usuários do prédio. “Ao aproximar os smartphones do QR Code, os pais dos alunos puderam visualizar as rimas e os desenhos produzidos pelos próprios filhos, o que gerou uma grande satisfação por parte de todos. Foi realmente surpreendente”, disse Oziel.

Agora o professor aguarda as novas etapas da premiação com expectativa. “Na próxima etapa serão mantidos na seleção somente 30 projetos. Espero que a gente consiga seguir entre os selecionados e quem sabe até entre as cinco melhores práticas. Será um grande reconhecimento para mim e para a própria escola SESI”, afirma o professor.