Início DESTAQUE Prefeituras serão monitoradas pelo TCMPA sobre vacinação contra a Covid e outras...

Prefeituras serão monitoradas pelo TCMPA sobre vacinação contra a Covid e outras ações

Compartilhar
Foto: divulgação

O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) notificou nesta sexta-feira (22), as prefeituras dos 144 municípios paraenses para enviar dados referentes às ações de combate à Covid-19 para este ano de 2021.

A determinação foi publicada no Diário Oficial Eletrônico da Corte de Contas para todos os gestores municipais, que têm o prazo de 72 horas para entregar informações sobre planos municipais de imunização de Covid-19.

Também informações se possuem insumos e profissionais suficientes para vacinar a população, a capacidade de atendimento de oxigênio na cidade, a situação atualizada do atendimento da rede municipal de saúde e outras informações.

Entre os motivos que levaram o TCMPA a iniciar esse monitoramento remoto, está a realidade no estado do Amazonas. A presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará, conselheira Mara Lúcia, explica que o trabalho tem a finalidade de acompanhar as ações das prefeituras a fim de garantir o melhor atendimento à população e evitar problemas semelhantes de outras localidades.

“As prefeituras enviarão esses dados ao TCM e vamos elaborar relatórios que servirão para nosso monitoramento das realidades de cada cidade do Pará, cumprindo nosso dever de órgão de controle externo e nos unindo a outros poderes públicos para evitar um colapso em nossos municípios”, comentou a presidente Mara Lúcia.