Início BACANA NEWS O Sucesso financeiro dos Youtubers.

O Sucesso financeiro dos Youtubers.

Compartilhar

Incialmente há duas formas de ganhar dinheiro com propaganda no YouTube, a propaganda direta, aquela que o youtuber negocia com uma marca dando o seu valor para mostrar o produto durante seus vídeos e a propaganda indireta, em que o YouTube vende o espaço da publicidade que aparece antes ou durante o vídeo, sem que o youtuber precise falar ou mostrar qualquer coisa. Nesse caso o YouTube repassa parte da verba recebida pela utilização desse espaço para o canal. Mas para isso, é preciso que o espectador assista a publicidade até o final, o que é bem raro, já que é possível pular o anúncio depois de alguns segundos.

O canal só começa a ser monetizado a partir de mil visualizações. Ou seja, de mil em mil. O valor desses mil views varia conforme o engajamento do canal. O custo pago por mil visualizações pode ser de 1 a 7 dólares. Então calcula-se assim: pega-se o número de visualizações, dividi por 1000 e depois multiplica pelo valor pago pelos mil do canal.

Essa monetização é feita com ajuda do Google Adsence.

Ah, o valor definido pelo engajamento do público não é só baseado na visualização, leva-se em conta o número de inscritos, aretenção desse público e o número de curtidas e manter tudo isso não é nada fácil. Para o YouTube o raciocínio é o seguinte, se ha uma frequência de vídeos, com muitas curtidas, visualizados até o final, é sinal de que esse é um bom canal e que se o seu público é mantido e ativo, sinal de que o conteúdo é relevante a ponto de ser procurado.

Atenção, não basta fazer sucesso com um vídeo se isso não se mantém. A frequência que atrai o dinheiro. Não é nada fácil ganhar dinheiro com essas regras do YouTube. Por isso mesmo, muitos começaram seus canais sem pretensão alguma, visto que parecia impossível ficar rico. Mas daí a surpresa, a coisa deu certo e hoje há uma lista enorme de youtubers que se deram bem.

Para se ter uma ideia, o Social Blade publicou uma lista com o faturamento mensal de alguns youtubers brasileiros, entre eles:

Kéfera Buchmann, que fatura entre 32 e 500 mil reais;

Whindersson Nunes entre 27 e 400 mil reais;

Christian Figueiredo de 18 a 292 mil;

Nah Cardoso de 3 a 40 mil;

e Maju Trindade de 1700 e 29 mil reais.

Isso só com as propagandas feitas ou exibidas no canal.

Mas a grande maioria que ganha dinheiro de verdade é a partir da notoriedade que seu canal trouxe. Afinal, se tornaram grandes celebridades e hoje faturam mais com publicidades feitas fora dos seus canais. Como propaganda em revistas, comerciais de tv, divulgação em suas redes sociais, presença vip em eventos e lançamentos de produtos próprios como cosméticos, roupas, livros, peças teatrais e filmes.

Quer tentar?