Início DESTAQUE Moradores bloqueiam trechos da Belo Monte e atrasam entrega do linhão

Moradores bloqueiam trechos da Belo Monte e atrasam entrega do linhão

Compartilhar

Uma onda de protestos tem alterado o ritmo de trabalho  nas obras da maior linha de transmissão  que levará energia produzida da hidrelétrica de Belo Monte do norte ao Sudeste do Brasil

Em dois trechos  as construções enfrentam um atraso  o que ameaça o cronograma do empreendimento segundo o diretor de Meio Ambiente da Belo Monte, Newton Jordão Zerbini.

Em apenas um dia neste mês, a BMTE chegou a registrar bloqueios em oito estradas de acesso à obra. Na terça-feira, havia três outros pontos com protestos.

Segundo declaração, mesmo em reta final as obras estão sofrendo protesto desde o ano passado, só que desta vez tem ficado mais sério  com os bloqueios  que tem interditado as obras por dias.

Os bloqueios e protestos são feitos por moradores de cidades do Pará como Pacajá e Novo Repartimento (leste do Estado), e as demandas dos manifestantes incluem melhorias na infraestrutura da região, recuperação de estradas e outras exigências, como obras de eletrificação do programa federal Luz Para Todos.

Com mais de 2 mil quilômetros de extensão e orçado em 4,5 bilhões de reais, o linhão que irá do Pará ao Rio de Janeiro precisa estar pronto por contrato em fevereiro de 2018.