Início BACANA NEWS MEC pede que crianças cantem hino nacional e leiam slogan de Bolsonaro,...

MEC pede que crianças cantem hino nacional e leiam slogan de Bolsonaro, mas acaba recuando

Compartilhar
O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, durante audiência pública da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado

Foto: Agência Brasil

O Ministério de Educação (MEC) enviou um e-mail para as escolas de todo o país que crianças cantem o hino nacional brasileiro e que este momento seja gravado em vídeo em enviado ao governo. No mesmo e-mail também é solicitado que seja lido uma carta escrita pelo Ministro da Educação, Ricardo Veléz Rodrigues, que termina com a frase “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, slogan usado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) durante a campanha presidencial de 2018.

Segundo juristas e advogados afirmaram que a medida pode levar o MEC a ser questionado na justiça. Mas o próprio ministério acabou recuando e enviou um novo e-mail ás escolas, ainda na manhã desta terça-feira (26), com uma nova versão da carta retirando o slogan de Bolsonaro. Segundo a pasta, o ministro classificou a inclusão da frase como um “equívoco”.

O Ministério da Educação afirmou que mantém a orientação sobre a leitura e gravação dos alunos perfilados cantando o hino nacional diante da bandeira, contudo, a gravação deve ser previamente autorizada pelo pais dos alunos, o que antes estava condicionado a divulgação das imagens.

A pasta ainda afirma que esta iniciativa é voluntária e faz parte “da política de incentivo à valorização dos símbolos nacionais”, disponibilizando dois endereços de e-mail para o envio das imagem. Além de destacar que após o recebimento do material “será feita uma seleção das imagens com trechos da leitura da carta por um representante da escola para eventual uso institucional”, segundo o comunicado.