Início ÉRIKA SARTORELLO JAMBO-VERMELHO

JAMBO-VERMELHO

Compartilhar
  • Um fruto que tem cor vermelho-rubro, a polpa mais branca de todas e ainda exala aroma de rosas! Suculento, levemente adocicado, rico em nutrientes, que me transporta diretamente para infância quando aguardava a tão esperada época da safra e colhia diretamente com as mãos nas sombrosas árvores que mais parecem pinheiros natalinos gigantes sobre um tapete pink! Na minha concepção é a perfeição!

Registros confirmam grande desperdício de jambo na época da safra, em virtude da elevada produção de frutos por árvore, do curto período da safra e da reduzida vida útil do fruto in natura. Portanto, aproveitem a época de fartura em que o mesmo pode ser consumido in natura, no café da manhã, entre as refeições como lanches, sucos, na salada, em forma de compotas, geleias, licores (se alguém aí souber onde tem eu quero), sorvetes, estes últimos moderação please,  e ainda pode ser utilizado para a produção de corante e antioxidante natural para uso em vários segmentos da indústria.  Segundo Kurosawa (2004), o jambo contém vitaminas C, A, B1, B12, proteínas, além de cálcio, ferro e fósforo e quantidades expressivas de fibras e polifenóis, com destaque para antocianinas, que são compostos associados a propriedades benéficas contra doenças metabólicas.

Uma pesquisa de doutorado da nutricionista Ângela Batista, desenvolvida no laboratório de nutrição e metabolismo da (FEA) confirmou o benefício trazido pelo jambo-vermelho pela ação de compostos antioxidantes bioativos e fibras dessas frutas vermelhas na prevenção de doenças associadas à obesidade. Os animais mostraram melhoras em marcadores de obesidade, como diminuição da massa corporal gorda, maior resistência à insulina periférica, redução de marcadores pró-inflamatórios e aumento da defesa antioxidante (que combate os radicais livres do organismo). Todos esses parâmetros estão associados com a prevenção de diabetes tipo 2.

Sei que ficaria mais atrativo relatar que o jambo possui baixa densidade calórica (aproximadamente 11kcal – 1 ud) e associado a uma alimentação equilibrada e estilo de vida saudável auxilia no emagrecimento e constipação, diurético, melhora aparência da pele, combate a celulite além de retardar o envelhecimento celular mas prefiro a vertente: ”Que seu alimento seja seu medicamento” Hipócrates