Início BACANA NEWS Governador se reúne com comissão que busca soluções para o aterro sanitário...

Governador se reúne com comissão que busca soluções para o aterro sanitário de Marituba

Compartilhar

Foto: Marcelo Seabra/Agência Pará

O governador Helder Barbalho recebeu, no início da noite desta quinta-feira (11), no Palácio do Governo, em Belém, uma comissão formada por deputados federais, estaduais, vereadores e representantes do município de Marituba (Região Metropolitana de Belém), para discutir a situação do aterro sanitário localizado no município. Atualmente, o aterro recebe resíduos sólidos de Marituba, Belém e Ananindeua, e já teve seu fechamento anunciado para o próximo mês de maio.

Os deputados federais Edmilson Rodrigues, Elcione Barbalho e Celso Sabino apresentaram ao governador a situação do aterro sanitário e as medidas que vêm sendo tomadas por essa comissão, a fim de buscar solução para o problema, que está diretamente relacionado à Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). “Certamente, uma grande parte dos municípios brasileiros ainda não conseguiu se adequar a essa lei e não encerrou os seus lixões”, informou Edmilson Rodrigues.

O governador colocou o Estado à disposição da comissão, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), para que, tão logo a comissão aponte soluções, seja priorizado pelo governo o encaminhamento dessas medidas. “Esse é um processo que não deve ser liderado pelo governo, por se tratar de uma questão relativa às prefeituras. Mas o Estado está solidário e dará total prioridade tão logo tenhamos o encaminhamento das soluções”, afirmou Helder Barbalho.

O prefeito de Marituba, Mário Filho, agradeceu o apoio do Governo do Estado, e disse que a Prefeitura de Marituba já realizou estudos e pesquisas sobre alternativas para o recolhimento dos resíduos sólidos dos três municípios da Região Metropolitana, mas que precisa do apoio dos demais gestores para buscar os recursos necessários. “Existem inúmeras soluções já implantadas em outros locais e países com sucesso, mas precisamos dessa união, à qual o Governo do Estado já se mostrou disposto, para que possamos, juntos, ir buscar esses recursos”, reiterou.

Nesta sexta-feira (12), a comissão fará uma visita técnica ao aterro, para ver de perto a operação dos resíduos sólidos. Posteriormente, a visita será a comunidades de Marituba e, por último, à Câmara de Vereadores local, para a discussão do problema.]

Com informações da Agência Pará