Início BACANA NEWS Governador recebe embaixador do Chile no Brasil e manifesta interesse em parcerias

Governador recebe embaixador do Chile no Brasil e manifesta interesse em parcerias

Compartilhar

O governador Helder Barbalho recebeu, no Palácio do Governo, no início da tarde desta terça-feira (5), o embaixador do Chile no Brasil, Fernando Schmidt. O representante chileno está no Pará há alguns dias e tem se reunido com líderes empresariais e do setor público para afinar relações e estabelecer parcerias em diversos segmentos.

Além do governador, participaram do encontro o vice-governador, Lúcio Vale; o presidente da Assembleia Legislativa (Alepa), deputado Dr. Daniel; o procurador geral do Estado, Ricardo Sefer; o secretário de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Inocêncio Gasparim; o chefe de gabinete do Governo, Luiziel Guedes; e a primeira-dama do Pará, Daniela Barbalho.

O chefe do Executivo estadual manifestou o interesse em firmar parcerias bilaterais entre o Pará e o Chile, com o intuito de atrair investimentos para o Estado e estreitar ainda mais os laços que já unem os dois territórios.

“Queremos fortalecer os laços culturais e as atividades que o Chile já protagoniza e que têm ligações diretas com as vocações do Pará, como é o caso da mineração, dos portos e do turismo, com grande potencial para gerar riquezas e dividendos para os dois lados”, resumiu Helder Barbalho.

O embaixador Fernando Schmidt se disse muito surpreso e impressionado com tudo o que viu do Pará durante esta visita e se comprometeu a ser, também ele, um divulgador do nome do Estado em outras regiões e países.

“Sem dúvida, há muitas possibilidades de trocas. O Chile é, hoje, o maior investidor latino-americano no Brasil, com mais de 35 bilhões de dólares já aplicados nas mais diversas áreas, muitas das quais coincidentes com aquilo que se quer do futuro do Pará. Gostaríamos, por exemplo, de expandir investimentos na indústria de celulose; em infraestrutura; em serviços e, para tudo isso, é muito importante saber o que o Pará está oferecendo”, detalhou Schmidt, acrescentando que pretende também organizar a ida de uma delegação do Pará para o Chile para o aprofundamento dessas parcerias.