Início BACANA NEWS Empresários doam R$ 100 milhões e Brasil terá fábrica de vacina da...

Empresários doam R$ 100 milhões e Brasil terá fábrica de vacina da covid

Compartilhar
Vacina covid
(Dado Ruvic/Illustration/File Photo/Reuters)

Um consórcio formado por empresas e fundações brasileiras vai doar 100 milhões de reais para equipar e financiar uma fábrica nacional de vacinas contra a covid-19. A principio, a imunização que será produzida é a desenvolvida pela Universidade de Oxford com o laboratório farmacêutico britânico AstraZeneca.

A parceria foi fechada entre Ambev, Americanas, Itaú Unibanco, Stone, Instituto Votorantim, Fundação Lemann, Fundação Brava e a Behring Family Foundation.

A iniciativa vai bancar os equipamentos de produção e um laboratório de controle de qualidade, que serão administrados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O grupo investirá em adequações para o parque fabril do laboratório de Bio-Manguinhos, no Rio de Janeiro, para que seja possível a absorção total da tecnologia para produção das doses do reagente.

A expectativa é que a Fiocruz produza nacionalmente 100 milhões de doses da vacina de Oxford, segundo acordo firmado entre o Ministério da Saúde e a universidade britânica na semana passada. A fábrica vai fazer o processamento final da imunização — formulação, envase, rotulagem e embalagem.

“Esperamos com essa iniciativa dar uma contribuição concreta para o nosso país, deixando um legado público para que milhões de brasileiros possam se beneficiar e também para que o Brasil esteja melhor posicionado e preparado no enfrentamento de outros desafios dessa natureza que possam surgir”, diz em nota à imprensa o bilionário Jorge Paulo Lemann, presidente do Conselho da Fundação Lemann.