Início BACANA NEWS Dia do coração: data conscientiza sobre saúde cardiovascular

Dia do coração: data conscientiza sobre saúde cardiovascular

Compartilhar

Foto: Reprodução

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), doenças cardiovasculares são responsáveis por 30% dos óbitos em todo o País. Segundo especialistas, os cuidados com o coração devem ser redobrados em mulheres, acima dos 55 anos, e homens, acima dos 45.

E para conscientizar sobre a importância de manter hábitos saudáveis e garantir o bom funcionamento do coração é celebrado nesta terça-feira, 29 de setembro, o Dia Mundial do Coração.

Até o final do ano, de acordo com a SBC, doenças cardiovasculares devem matar cerca de 400 mil pessoas no Brasil. Para ajudar na prevenção, é preciso manter hábitos saudáveis para o coração, como reduzir o estresse, evitar o cigarro e consumo de bebidas alcoólicas, ter uma alimentação rica em verduras, frutas e legumes, controlar o peso, fazer atividades físicas e realizar acompanhamento médico periodicamente.

Somente em 2019, no Pará, o Hospital Regional do Sudeste do estado realizou mais de 8 mil procedimentos cardiológicos, entre consultas e exames de média e alta complexidades. Com atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde), a unidade é referência para 22 municípios no sudeste do Pará.

Por Allam William, Bacana News