Início BACANA NEWS Carimbó das “sereias” de Marapanim anima a orla da Estação

Carimbó das “sereias” de Marapanim anima a orla da Estação

Compartilhar

Neste mês de agosto tem novidade no projeto Pôr do Som, que integra a programação cultural da Estação das Docas, em Belém. O Grupo Sereia do Mar, originário da Vila Silva, no município de Marapanim (nordeste paraense), fará sua estreia no projeto nesta sexta-feira (11), a partir das 18h30. A programação, realizada na orla do Armazém 3, tem entrada franca.

O Grupo Sereia do Mar foi criado no dia 09 de maio de 1994, na Vila Silva, em homenagem aos festejos pelo Dia das Mães. As fundadoras – Raimunda Vieira Freire de Carvalho (Dona Bidica) e Maria Cristina Monteiro – são agricultoras e lideranças do Clube de Mães da comunidade. O nome Sereia do Mar foi sugerido por Maria Cristina para homenagear a cidade de Marapanim, referência do autêntico carimbó paraense.

O grupo adota o estilo pau e corda, com instrumentos rústicos e composições que versam sobre a natureza e o cotidiano da comunidade. As canções, de autoria do próprio grupo, retratam a condição feminina e o trabalho na roça de mandioca, atividade que garante o sustento das “sereias” e de suas famílias. Em mais de uma década de atividade, o grupo tornou-se uma referência da cultura popular, sempre afirmando a importância da participação feminina na manutenção das tradições culturais.

O projeto Pôr do Som, promovido gratuitamente toda sexta-feira, é uma realização da Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas. A programação cultural gratuita está disponível no site www.estacaodasdocas.com.br.

Serviço: Pôr do Som – com apresentação do Grupo Sereia do Mar. Sexta-feira (11), às 18h30, na orla do Armazém 3, sa Estação das Docas (Boulevard Castilhos França, s/n, Bairro da Campina). Entrada gratuita. Mais informações: (91) 3212-5525 (ramal 30).