Início BACANA NEWS Capacitação mostra como reaproveitar os alimentos

Capacitação mostra como reaproveitar os alimentos

Compartilhar

Foto: Divulgação

Pensando em contribuir para a sustentabilidade e melhor reaproveitamento integral dos alimentos que o curso de Nutrição da UNAMA – Universidade da Amazônia, montou uma semana de oficinas gratuitas sobre o tema. O evento é 100% presencial, prático, e acontece no laboratório de gastronomia do campus Alcindo Cacela. A atividade vai ser realizada de 22 a 26 julho, das 15h às 18h.

A oficina é aberta ao público e faz parte programa Capacita, do calendário de Responsabilidade Social da UNAMA. A ideia do projeto é tornar o conhecimento acessível à comunidade, com foco no consumo consciente, na qualificação profissional e formação acadêmica. Para esta capacitação, a convidada será a instrutora Mayla Monteiro, com supervisão do coordenador do curso de Nutrição da UNAMA, Bruno Morais.

Dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO apontam que um terço do total do que é produzido vão param em lixões, aterros e mananciais. Além do impacto econômico – cerca de 75 bilhões de dólares ao ano – esse descarte também tem um valor ambiental, sendo a terceira maior causa de efeito estufa.

Para o coordenador, Bruno Morais, o desconhecimento sobre o que se pode consumir ainda é uma das problemáticas para o desperdício. “Nesse curso nós vamos mostrar o que podemos montar de pratos quentes ou sobremesas pensando na totalidade do insumo. Aproveitando as cascas e os talos, por exemplo. Inclusive muitas pessoas ainda descartam alimentos achando que não podem usá-las na composição de pratos. Boa parte dos nutrientes podem até estar no que vai parar no lixo. É uma ótima oportunidade de formação e difusão desse saber”, ressalta o gestor.

As inscrições para esta ou qualquer outra oficina do Capacita podem ser feitas pelo site extensao.unama.br. Se preferir, os interessados podem ligar para o contato: 4009 3012.

Serviço:
Capacita – Reaproveitamento de Alimentos
Data: 22 a 26 julho de 2016
Horário: 15h às 18h
Local: Laboratório de Práticas Gastronômicas (2º andar, bloco F) – UNAMA Alcindo
Inscrições: extensao.unama.br ou 4009 3012

Por Rayanne Bulhões – Assessoria de Comunicação da Unama