Início BACANA NEWS Diálogo sobre linguagens artísticas movimenta a Casa das Artes

Diálogo sobre linguagens artísticas movimenta a Casa das Artes

Compartilhar
Facebook
Twitter
Estão abertas as inscrições para a Oficina de Documentário de Arquivo “Reverberações da Memória”, com o editor de imagem e som Gabriel Martinho, por meio do Laboratório de Produção Digital da Fundação Cultural do Pará (FCP). A oficina será ministrada nos dias 10, 12, 15, 17 e 19 de maio, de 14h às 18h, na Casa das Artes (foto), localizada ao lado do Santuário da Basílica de Nazaré. FOTO: CRISTINO MARTINS / ARQUIVO AG. PARÁ DATA: 28.04.2017 BELÉM - PARÁ

Promover o diálogo sobre diferentes meios e linguagens artísticas, como literatura, cinema, música, fotografia e pintura, é a proposta da oficina “Entre Artes: o olhar e a palavra”, realizada a partir de ontem (28), até a próxima sexta-feira (1º de setembro), das 15 às 18 h, na Casa das Artes, unidade vinculada à Fundação Cultural do Pará (FCP). A taxa de inscrição é R$ 20,00. Os interessados podem se inscrever na Casa das Artes, localizada ao lado da Basílica Santuário de Nazaré. No encerramento será exibido gratuitamente o videoarte “Cartas (e) videntes”.

As instrutoras Izabela Leal e Galvanda Galvão pretendem, junto com os alunos da oficina, investigar os diversos procedimentos de diálogos artísticos mediante exercícios de leitura e produção de textos, e ainda formas de trabalho com a imagem. As produções realizadas ao longo da oficina serão discutidas na tentativa de observar como se operam as “traduções intersemióticas” (estudo semiótico em diferentes meios ou linguagens).

Segundo a instrutora Galvanda Galvão, a oficina proporcionará uma semana de experimentações. “As possibilidades serão abertas através do olhar. Trabalharemos som e silêncio nas apresentações de textos, poemas, filmes, tons, essas sonoridades incríveis. Vai ser muito bom nestes cinco dias conversar e construir junto com os alunos esses olhares impossíveis”, ressaltou.

Segundo Galvanda Galvão, obras de artistas como Chantal Akerman, Clarice Lispector, Adília Lopes, Douglas Gordon, Rosângela Rennó, Gertrude Stein e John Cage farão parte do diálogo. “Os participantes também poderão trazer a partir dos diálogos entre as artes recortes, cenas, poemas e outras oportunidades de transcriações”, acrescentou.

Trajetórias – Galvanda Galvão é videoartista, fotógrafa, professora, consultora socioambiental independente, autora do livro AMENINAANOLIMOC, com mestrado em Teoria Literária na Unesp/SJR (Universidade Estadual Paulista, em São José do Rio Preto-SP) e graduação em Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica (SP). Ela participou das exposições fotográficas “Belém 16×16”, “Círio de Memórias”, “Rosários da Campina” e “Debulhar Açaí”, e do CurtaCanoa – Festival Latino-Americano de Canoa Quebrada, no Ceará, com a obra “Transluciferação”.

Izabela Leal, nascida no Rio de Janeiro, é poeta, ensaísta e professora de Literatura Portuguesa na Universidade Federal do Pará (UFPA). É autora do livro “A intrusa” (2016) e já publicou poemas em várias revistas literárias e antologias editadas no Brasil, México e Espanha. Participa do núcleo editorial da revista literária Polichinello. Como ensaísta, desenvolve pesquisa sobre poesia contemporânea e tradução. Atualmente, produz videoartes que estabelecem um diálogo entre cinema, literatura e outras expressões artísticas, em parceria com Galvanda Galvão. (Colaboração de Moizes Corrêa).

Serviço: Oficina “Entre Artes: o olhar e a palavra”. Período: 28 de agosto a 1º de setembro, das 15 às 18 h, na Casa das Artes (Praça Justo Chermont, 236, Bairro Nazaré). Inscrições no local, mediante pagamento da taxa de R$ 20,00.