Início PIO NETTO Coluna do Pio

Coluna do Pio

Compartilhar
Facebook
Twitter

APENAS UM AFASTADO

Polêmicas não faltaram em mais um clássico Paysandu e Clube do Remo pelo campeonato estadual. A semana começou com pressão sobre Marcelo Chamusca, técnico do Paysandu, e terminou com o afastamento – e posterior reintegração- do atacante Edgar, do Clube do Remo, que se apresentou na madrugada de sábado, véspera do jogo, em condições precárias na concentração. O clássico terminou empatado em 1 X 1 e a arbitragem do paraense Dewson Fernando Freitas conseguiu desagradar as duas equipes. Até agora, o episódio envolvendo o jogador remista só fez uma vítima: o diretor Sérgio Dias “pediu” licença do cargo por tempo indeterminado.

 

VIOLÊNCIA NOS BAIRROS

Se no Mangueirão o clima foi de respeitabilidade entre os torcedores, o mesmo não se pode dizer de alguns bairros onde houve registro de batalhas entre simpatizantes de Remo e Paysandu. Houve toque de recolher em Canudos e Terra Firme. Na Augusto Montenengro, a pancadaria rolou solta as proximidades da Arena “Guilherme Paraense”. A Polícia já está monitorando grupos de baderneiros e o recente exemplo verificado no Rio de Janeiro, com prisão de vários integrantes de torcidas organizadas, pode chegar por aqui. Quando menos esperar, os delinquentes que nada tem a ver com o futebol poderão sair de circulação.

 

PREVISÃO DE CLÁSSICOS

O confronto entre Remo e Paysandu do último domingo pode ter sido o último da atual temporada ou o primeiro de uma série de cinco clássicos entre os dois maiores rivais da Amazônia. Explica-se: Papão e Leão estão nas semifinais do campeonato paraense, assim como na segunda fase da Copa Verde. Precisam passar por Águia, Independente e Santos do Amapá para assegurarem novos jogos. As duas equipes somente se encontraão em eventual final de certame estadual (dois jogos) ou semifinal de copa regional (também dois jogos).

 

GAROTADA PROMISSORA

Faz tempo que não temos um início de temporada tão promissor em termos de revelações de jogadores da base. Tsunami, Leandro Carvalho, Igor João e Rodrigo Andrade já apareceram na temporada passada e estão confirmando que são boas apostas para exportação. Agora o espaço foi ampliado pelos técnicos de Remo e Paysandu. Mais cinco jogadores pediram passagem: Wiil, Aslen, Felipe, Gabriel Lima e David já estão sendo oibservados. Temos uma nova geração das mais promissoras, apesar da dificuldade existente nas divisões inferiores dos nossos clubes.

 

LEÃO E GALO EM TUCURUÍ

O Independente quebrou um acordo verbal que havia sido fechado com o Clube do Remo para realizar os dois jogos da semifinal do Parazão em Belém. Aliás, a direção e comissão técnica do Leão já haviam até consolidado planejamento sem a necessidade de deslocamento para Tucuruí. Na segunda-feira, o presidente do Galo mudou de posição e afirmou que o primeiro jogo será mesmo na capital da energia. Manuel Ribeiro ainda espera por uma conversa, mas a decisão já está tomada.

 

PAPÃO E ÁGUIA NO MANGUEIRÃO

Agora é oficial. Segundo jogo entre Paysandu e Águia, pela Copa Verde, antes programado para a Curuzu, será realizado no Mangueirão. Ofício neste sentido foi endereçado à FPF. A solicitação do clube atende a uma decisão da comissão técnica e jogadores que pretendem se ambientar melhor no estádio estadual, que deverá servir de palco para as decisões do campeonato paraense e do próprio certame regional.

 JOGO RÁPIDO…

 

Até demorou um pouco, mas foi aberta a guerra das arbitragens para os jogos entre Remo e Paysandu, que poderão decidir Parazão e Copa Verde. Atuação de Dewson Fernando desagradou a “gregos e troianos” e agora RE X PA somente com apito de fora.

***Apesar de o torcedor paraense merecer melhor tratamento nos estádios locais, a média de público do nosso campeonato é a quarta do Brasil.

***Finalmente, após mais um ano no entra e sai, o lateral Yago Pikachu deve ser mantido como titular do Vasco da Gama. Fez gol em clássico e ainda ganhou a simpatia do novo treinador, Milton Mendes.

****Bastidores fervendo para as eleições da Federação Paraense de Futebol, que somente vão ocorrer no final do ano. Chapa de situação aposta em Adelson Torres, Maurício Bororó e Paulo Romano, enquanto Zé Ângelo Miranda lidera a oposição.

****Principal questão é que o sistema continua contemplando a situação em função da dependência das ligas do interior.

****Santos do Amapá, adversário do Remo na atual fase da Copa Verde, não deverá contar com seu treinador e vai inovar com o presidente do clube no banco de reservas. Este só cai quando terminar seu mandato…

****Jogos da Seleção Brasileira, principalmente no excelente momento de Tite, Neymar e companhia, geram mais de 50 milhões de receitas brutas para a CBF. Aliás, Brasil deve assumir a liderança do Top 10 da FIFA entre as seleções melhores ranqueadas, que será anunciado em abril. As cinco primeiras: Brasil, Argentina, Alemanha, Chile e Colômbia.

***Por falar em Seleção Brasileira, o escrete de Tite está matematicamente classificado para a Copa da Rússia, após a derrota do Uruguai diante do Peru, de Paolo Guerrero. Mas não pode relaxar.

****Até semana que vem, com Deus no ir e vir.