Início DESTAQUE Rio Parauapebas sobre 13 metros. Defesa Civil atua na cidade

Rio Parauapebas sobre 13 metros. Defesa Civil atua na cidade

Compartilhar

Em comunicado divulgado hoje (11), a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) confirmou que as águas atingem a extensão de 17 quilômetros dentro da cidade. Desde o início da enchente, registrada no dia 06 de deste mês, o nível do rio Parauapebas teve seu pico máximo no último sábado, 10, quando atingiu 13,05 metros. Às 9 horas da manhã deste domingo, 11, o rio registrou uma baixa de 0,36 centímetros e atinge 12,69 metros.

Entretanto, a meteorologia prevê 80% de probabilidade de chuva para os próximos dias, o que faz com que toda a equipe da Defesa Civil continue em alerta total.

A Comdec estima que cerca de dez mil pessoas vivem ao longo da encosta do rio Parauapebas, e a maioria é afetada direta ou indiretamente pela enchente.

Desde a segunda-feira, 05, aproximadamente duas mil famílias foram atendidas diretamente pela Defesa Civil, sendo que 30 foram levadas para o abrigo da prefeitura e as demais foram para casa de parentes ou amigos.

A Comdec está identificando e cadastrando as famílias que estão desabrigadas, mas que não foram para o abrigo público, a fim de entregar a todas elas os donativos que diariamente estão sendo entregues na sede do órgão, na rua C, número 500, bairro Cidade Nova, resultado de uma grande corrente de solidariedade da população, o que tem aliviado o sofrimento das famílias e demonstrado o quanto o povo de Parauapebas se preocupa com o bem comum.

A Defesa Civil realiza atendimento em quase 20 pontos de alagamentos na zona urbana e na zona rural. E informa que continuará com as equipes se revezando nestes locais em esquema de plantão.O ministro Helder junto com o deputado Priante seguiram nessa manhã até a cidade para ver de que forma a Defesa Civil pode ajudar os desabrigados. Eles também vão a Xinguara e Redenção que passam por problemas semelhantes (Da Redação)