Início BLOG DO BACANA Coluna do Bacana

Coluna do Bacana

Compartilhar
Facebook
Twitter

Charge: Clayton – O Povo (CE)

A CORÉIA VAI! – Para quem gosta de comparações: entre 2000 e 2018, o salário médio real do trabalhador sul-coreano aumentou 4,3% ao ano, enquanto o Brasil registrou média de crescimento de apenas 0,3% no mesmo período. Estudos revelam que, em 1980, o PIB per capita do Brasil equivalia a 39% do PIB per capita dos Estados Unidos, enquanto o da Coreia do Sul representava 17,5% do norte americano. Quarenta anos depois, o PIB da Coreia do Sul passou a representar 66% do norte-americano e do Brasil 25,8%. Só pra lembrar, há quarenta anos atrás a Coréia do Sul era uma porqueira sem tamanho. Mudou. Enquanto nós…

OURIÇADO – Fonte do Bacana garante que Jatene até tinha colocado o pijama, agora morando em Icoaraci. Mas segundo a fonte, a insistente “lembrança” de seu nome pelos seus adversários fez com que o velho pescador agora queira disputar a prefeitura de Belém. A fonte lembra o caso de Hélio Gueiros, já aposentado, de tanto ser “lembrado” resolveu tirar a ceroula velha, colocar uma nova, ser candidato e depois eleito prefeito de Belém.

ANTES TARDE – Zenaldo em um súbito arroubo de trabalho resolveu fazer alguma coisa na Escola Bosque de Outeiro. Nova quadra coberta, cozinha industrial, umas salas reformadas.

RECUERDOS – Petista lembra ao Bacana que Jatene depois de Ana Júlia entregar o hospital de Tailândia, foi lá e disse que ele não estava feito corretamente, fechou e abriu quatro meses depois. Ele também nos lembrou do boicote de Simão a Siderúrgica de Marabá, onde Ana fez as desapropriações de várias áreas para ampliar o distrito industrial e receber a Alpa, lançada com a presença do então presidente Lula. Bom, depois de contestações na justiça de proprietários que tiveram áreas desapropriadas e de uma falta de vontade do governo tucano, a Alpa morreu, sem dó nem piedade. Mas não se enganem, esse ano tanto tucanos, como petistas e emedebistas serão lembrados pelo que disseram e não fizeram. É ano eleitoral mano, ou seja, ano animado.

PORTUGA – A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré está em Portugal. Fica uma semana por lá.

CRÉDITO – O Banpará lançou hoje um sistema de crédito imobiliário para servidores do sistema de segurança pública, iniciativa que vai beneficiar os agentes de segurança pública do estado, promessa de campanha de HB.

IVETE – Sexta Ivete Sangalo faz no Hangar o show comemorativo aos 10 anos do Boulevard Shopping – que como o Bacana antecipou, tá de olho na área da Phebo para uma ampliação.

NY NY – A Azul iniciou vôo Campinas-Nova Iorque – Campinas. Enquanto isso a Cia Regional de Caiena tenta obter duas frequências por semana para voos entre Belém e Caiena. Lembrando que de lá tem voo direto pra Paris. Ah Paris…..

K-POP DAY – A UNAMA Ananindeua realiza o K-Pop Day no próximo dia 2 de fevereiro. Vai ser um dia dedicado aos fãs e admiradores da cultura sul-coreana. Vai ter Random Play Dance, apresentações livres, Just Dance, estúdio de fotos, gincanas e lojinhas. O evento vai ser aberto ao público. O K-Pop Day é organizado pela Universidade da Amazônia com o apoio do Anime Geek.

QUADRINHOS – A Fundação Cultural do Pará realiza, neste mês de janeiro, a 6ª Semana do Quadrinho Nacional. O evento ocorre de 27 a 31 e reúne, entre outras atividades, lançamentos de HQs, desenhos ao vivo, sessão de autógrafos e exposições. A programação será no 3º andar do prédio-sede da FCP (Centur), pelo turno da tarde, com entrada franca.

PATRIMÔNIO – O Iphan-PA retoma a programação do ciclo de palestras Conversa Pai d’Égua: falando sobre patrimônio, que ocorre nesta sexta-feira, 24 de janeiro. Com o tema Arquitetura vernacular ribeirinha, Patrimônio Cultural nas amazônias: o caso de Afuá, apresentado pelo técnico em arquitetura do Iphan-PA e mestre em preservação do patrimônio, Fernando Mesquita.

ANANIN – Doze partidos se manifestaram apoiando a pré candidatura de Dr Daniel para prefeito de Ananindeua. Enquanto isso Miro Sanova também se mexe e inaugurou grande sede do PDT na cidade. Vai ser animado por lá esse ano!

LGBTIs – A campanha #DigoSim, através de edital, irá cadastrar 60 casais LGBTIs para a realização de um casamento coletivo LGBTI em Belém. Através de um edital, serão inscritos os 50 primeiros casais por ordem cronológica, sendo os 10 casais restante colocados na lista de cadastro reserva. A campanha é uma realização do mandato do Deputado Estadual Igor Normando.

RETORNO – Depois de um giro por restaurantes de outras cidades, o chef Jonas Moreira está de volta a Belém e à cozinha do Beto Salomão. Ele prepara novidades com os ingredientes que são seu forte: peixes e outros frutos do mar.

VÔ NÃO – Márcio Miranda não será candidato a prefeito de Castanhal, como divulgaram. Miranda está na sombra, olhando a movimentação e esperando o que fazer nas próximas eleições para o governo, senado, câmara estadual e federal.

POSSO IR – Agora quem está pensando em ser candidato a prefeito de Belém é o ex senador tucano Mário Couto. Abrigado no partido do vice presidente General Mourão, o mesmo que o incentiva a topar a parada.

TODOS VÃO – Agora por falar em eleição, a de Castanhal promete. O prefeito Coelho tá na toca, Jr Hage se movimenta pra valer, Hélio Leite já admite ser candidato e Titan espera a movimentação alheia na planície pra saber se coloca o burro no sol. E as pesquisas mostram que de morto o velho Titan castanheiro não tem nada.

TALVEZ VÁ- Já pelos lados de Santarém a ex prefeita Maria do Carmo não tem sossego. É petista de tudo que é lugar querendo que ela seja candidata. Von, aquele que fez a pior administração dos últimos vinte anos, pode ser a opção tucana e tem ainda no páreo o atual prefeito Nélio Aguiar. Os demais nomes nem dão coceira.

FESTA – O Grupo Leite Vestibulares é o curso pré-vestibular que mais aprova alunos no Nordeste do Estado, no ano passado uma das duas notas 1000 da Redação do ENEM foi de Aluno Leite Vestibulares. O Calouro Folia será no dia 29 de Janeiro, após o anuncio do Listão da UEPa com uma festa para professores e alunos aprovados tendo atrações as aparelhagens Super Pop Live e Búfalo do Marajó. O evento será na Praça do Estrela e movimenta toda Castanhal e cidades próximas.

REDES – A REDES, iniciativa da Fiepa, completou 20 anos. Segundo seu diretor Marcel Souza; Por meio do seu trabalho conseguiu envolver 871pessoas e lideranças em seus eventos. Ao todo, foram 34 atividades executadas de desenvolvimento de fornecedores e de fomento de negócios, com destaque para as seis edições do Supply Tank (em Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá, Canaã dos Carajás e Parauapebas). Além disso, lançou o Workshop Venda Mais para Indústria, ferramenta on-line que coloca à disposição dos empreendedores os conhecimentos adquiridos em 20 anos de experiência.

NISSAN – Os Diamantino estão para abrir nova concessionária Nissan, agora ao lado da ex Companhia Atlética, na Municipalidade.

VIVO – Diretoria e staff da Vivo Norte estão em uma nova casa. Um andar inteiro do Edifício Quadra Corporate centraliza toda operação da operadora no Norte do País. Evento foi realizado com a presença do Presidente da Vivo Brasil Christian Gebara.

PEBAS – Enquanto isso em Parauapebas, Valmir Mariano se mexe tentando disputar as próximas eleições municipais. Fora o Catalão e o Chico das Cortinas, eternos candidato. Darci Lermen disputa a reeleição.

THOR – Só mesmo uma martelada na moleira, com o martelo do Thor, parece que diminuirá a popularidade de Tião Miranda em Marabá. Tiãozão pelas pesquisas que vimos, voa igual passarinho.

FIBRA – A Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra) foi reconhecida como Fibra Centro Universitário e obteve a nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). A portaria n° 55 foi publicada na última quarta-feira, 15 de janeiro, no Diário Oficial da União.

LIVROS – 30 toneladas de livros foram entregues à população de estudantes da zona rural de Santarém pela prefeitura.

CHICLETE – A banda Chiclete com Banana, o cantor Ricardo Chaves, a banda Nosso Tom e o cantor Jeff Moraes são as atrações do Bloco Kalango que vai tomar conta da avenida Almirante Tamandaré, neste sábado, dia 18 de janeiro, no Pré-Carnaval da Cidade Velha, em Belém. A folia começa as 15h, com Open Bar na concentração com 10 mil latas de cerveja. Os shows nacionais dentro do Insano Marina Club começam às 18h.

ZORRA – Esse entra e sai de cartorário no cartório de Segundo Ofício levou o mesmo a um colapso no atendimento ao pobre cidadão.

$$$ – Pebas embolsou 60,5 milhões e Canaã 33 do último Cfem. O paraíso é pra lá!

JUCEPA – Agora para abrir uma empresa na Jucepa a forma é tudo digital. Modernidade né!

CAIU – A queda no movimento do Aeroporto Internacional de Belém foi de 2,7% no ano passado. Quase três milhões quinhentos e setenta e cinco passageiros passaram por lá. Enquanto isso após a ampliação da área do embarque internacional, sem ar condicionado, fizeram um puxadinho ridículo com um tubo vindo da área de espera. Resultado: calor infernal pra sair do Brasil.

CURSOS LIVRES – A Unama está ofertando 200 cursos livres, disponibilizando 9 mil vagas no Capacita 2020. Em Santarém são 4 mil vagas e 158 cursos. Os cursos vão até o final de fevereiro e as inscrições podem ser feitas no site extensao.unama.br

PARQUE – O Parque da Cidade que finalmente vai tirar o trambolho do aeroclube da avenida Júlio César e que tem área equivalente a 120 campos de futebol, projeto do governo Helder, agora abriu através da internet a possibilidade dos moradores votarem para escolherem os equipamentos que serão instalados por lá. Através do site parquecidade.com

CRESCEU – Foi de 3,39% o crescimento de empregos formais no comércio. No segmento varejista cresceu 3,41% os postos de trabalho.

BANDEIRA – Os tucanos podem se preparar. Emedebistas e petistas estão dispostos a derrubar a mais antiga bandeira amarela a tremular no Pará. Querem a prefeitura de Paragominas, local onde por mais tempo tucanos governam. A briga será intensa por lá.

BOLSA – No Pará os beneficiados do Bolsa Família são de 923.314 famílias. São destinados pelo programa 187 milhões ao estado. A média que uma família cadastrada recebe é de 202 reais.

REFLORESTAMENTO – Próximo a Altamira, na rodovia Transamazônica, a ONG internacional Billion Trees está reflorestado 20 hectares com vinte mil mudas nativas.

Mais notícias em bacana.news