Início BACANA NEWS Regional de Paragominas acolhe jovens em conflito com a lei

Regional de Paragominas acolhe jovens em conflito com a lei

Compartilhar
Facebook
Twitter

Oferecer oportunidade de ressocialização e contribuir para o retorno de adolescentes em conflito com a Lei ao convívio familiar, à sociedade e ao mercado de trabalho. Esse é um dos principais objetivos do projeto “Motivando para a vida”, concebido pelo setor Psicossocial do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em parceria com a Defensoria Pública do Estado e com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS).

O projeto, pioneiro na região, selecionou 10 adolescentes encaminhados pela equipe do CREAS ao Núcleo de Educação Permanente (NEP), para atuarem no setor de Faturamento/Prontuários e Atendimento ao Público por um período de seis meses. A atividade encerrou este mês. Segundo a coordenadora de projetos sociais do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), gestora do HRPL, Lúcia Poletti, o hospital abraçou este desafio em abril, com a finalidade de oferecer uma oportunidade de aprendizado profissional e pessoal aos adolescentes em Conflito com a Lei na região do nordeste paraense.

“Nossa proposta é oportunizar o exercício de atividades em setores da unidade hospitalar com o objetivo de assegurar um espaço de conhecimentos para que eles reflitam sobre seu erros e vivenciem experiências positivas que os motivem a melhorar suas vidas”, observou Lúcia, ressaltando que o projeto ajuda esses jovens na construção de atitudes éticas, positivas e firmes para o enfrentamento de preconceitos, especialmente por terem passado por medidas de privação de liberdade.

Ainda segundo ela, o apoio dos coordenadores e líderes de área do hospital no acompanhamento das atividades que foram desenvolvidas pelos jovens foi fundamental para a execução do projeto, que também conta com a participação de voluntários que ministraram palestras voltadas aos adolescentes, paralelamente às funções que desempenham diariamente.

Em uma das reuniões realizadas com a presença da família, o pai de um dos adolescentes deu um depoimento em que destacou a mudança que o projeto proporcionou na vida de sua filha. “Nos primeiros dias de trabalho ela se sentia muito triste e envergonhada, pois sabia que só estava aqui porque o juiz tinha determinado. Mas, no decorrer das semanas ela foi se soltando e começou a gostar do ambiente, pela forma como as pessoas tratavam ela”, relatou, agradecendo a acolhida dada à jovem pelos profissionais do hospital.

A menor completou que foi no HRPL que aprendeu, na prática, o que só tinha visto em teoria na escola. “É importante as pessoas serem mais humanas e bem tratadas”, observou a adolescente, que também agradeceu pela oportunidade que lhe foi dada.

Durante esse período, os jovens assistiram palestras sobre vários temas, entre eles a “Importância do Estatuto da Criança e do Adolescente”, ministrada pelo promotor de Justiça Reginaldo César Álvares; “Os riscos do uso de substâncias psicoativas”, abordado pela enfermeira do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Leinira Lima da Silva; “O valor da família”, proferida pela psicóloga da Secretaria de Assistência Social, Maria da Glória de Sousa Feitosa, e “Prevenção de Acidentes Domésticos”, que contou com uma simulação de manobras em primeiros socorros coordendada pelo Cabo Maelson, do Corpo de Bombeiros.

Lúcia Poletti explica que todos os gerentes e líderes do hospital passaram por uma capacitação para receber e acompanhar as atividades desses jovens. “Houve todo um processo de preparação para oferecermos o melhor atendimento a esses jovens, que certamente saíram daqui com mais conhecimento, mais motivados e mais integrados as suas famílias, porque as ações contavam com a participação de todos para fortalecer os vínculos”, observou, enfatizando que as ações de responsabilidade social do hospital estão diretamente associadas à missão do INDSH em desenvolver práticas voltadas à comunidade.

Lúcia agradeceu a parceria de todos com o encerramento desse primeiro período do projeto, que terá continuidade em 2018. “Nossa satisfação é ter ouvido de todos eles o desejo de voltar para rever os amigos conquistados no hospital e, quem sabe, de fazer parte da equipe HRPL”, destacou.

Serviço: O Hospital Regional do Leste fica na rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.