Início BLOG DO BACANA Uma saudade que ficara na lembrança. Jornal Alto Madeira fecha as portas.

Uma saudade que ficara na lembrança. Jornal Alto Madeira fecha as portas.

Compartilhar
Facebook
Twitter

O mundo mudou e vem mudando rapidamente.
A gente que veio da imprensa off set, que viu como vi as letras sendo colocadas uma a um na pagina, cortadas com estilete, que viu a fita u-matic, a impressão dos negativos fotográficos, o barulho das maquinas rodando, a iluminação pau de fogo, fica assustado com a rapidez das coisas, a evolução da imprensa.
Lembro que cheguei a viajar e usar telex para mandar minhas matérias datilografadas. Só depois veio o maravilhoso fax. Obsoleto hoje.
Comecei com 13 anos, mais de 30 labutando, vi muitas coisas e equipamentos que se foram.
Trabalhei em alguns jornais, entre eles o Alto Madeira. criado por Joaquim Augusto Tanajura depois absorvido pelos Diários Associados de Assis Chateaubriand em Porto Velho no estado de Rondônia.
Mas o AM faz muito tempo esta nas mãos da família Tourinho, comandado com zelo, carinho, atenção, amor pelo jornalista Euro Tourinho. Foi ele que me aceitou por lá na década de 90, ele comanda o jornal, circula na cidade com sua maquina fotográfica, um jornalista comandando um jornal, coisa rara. Talvez por isso o jornalismo que se fez e faz do AM seja um dos melhores que já vi.
Um jornal feito no meio da floresta, onde muitas vezes o papel jornal não chegava para a impressão. Usava-se então o papel de embrulhar pão da padaria, mas o AM circulava.
Pois bem, uma nota informou que no próximo dia 30 de setembro será impresso a edição No. 28347, e que o jornal Alto Madeira circulará pela última vez no dia 01 de outubro de 2017.
Esse ano o jornal comemorou 100 anos de circulação.
Uma pena, uma tristeza, são os tempos. Fica a saudade e lembrança de quem, e onde muito aprendi.
Que sejam agora craques do jornal on line.