Início BACANA NEWS TCM de olho em possíveis irregularidades nas escolas de Belém

TCM de olho em possíveis irregularidades nas escolas de Belém

Compartilhar
Facebook
Twitter

Uma equipe técnica do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM) iniciou nesta quarta-feira (25) um projeto piloto de fiscalização das escolas do município de Belém. O Tribunal que realizar um comparativo no orçamento disponibilizado para a educação e o estado atual das escolas municipais. Em 2017, 25% do orçamento municipal foi destinado à educação, o que dá R$ 216 milhões para as 217 escolas de Belém. As vistorias vão até o dia 16 de novembro de 2017.
A primeira escola visitada pela equipe técnica do TCM foi a Maria Stellina Walmont, no bairro da Terra Firme. Os técnicos observaram os buracos na cobertura da quadra de esporte, traves enferrujadas e redes rasgadas. Um ninho de pássaro foi encontrado na parte interna do telhado da escola. Na área destinada para a produção da merenda escolar foram encontrados mais problemas. Os alimentos estavam sendo armazenados em espaços com mofo, equipamentos e utensílios utilizados pelas merendeiras.
De acordo com o presidente do TCM, Daniel Lavareda, todos os problemas encontrados na escola Maria Stellina Walmont foram anotados em um sistema, que depois vai gerar uma nota de avaliação do colégio.
“O objetivo do TCM nas escolas é melhorar a qualidade de ensino das escolas públicas da rede municipal de todo o estado do Pará. Nós precisamos inverter essa política perversa que encontramos no estado de que o dinheiro não anda chegando às escolas”, afirmou Lavareda.

O secretário de Educação de Belém, Marcelo Mazzoli, esteve presente na escola Maria Stellina Walmont durante a fiscalização da equipe técnica do TCM. De acordo com secretário, o colégio é o que se contra com as melhores condições na rede municipal.
“Essa é uma das escolas que está em melhores condições. Nós estamos realizando um esforço enorme, nestes quatro anos de administração, para reformar quase todos os prédios escolares. Ainda sim, depois das reformas, a escola rapidamente se deteriora. É uma luta”, disse Mazzoli.

G1