Início DESTAQUE Para atrair adolescentes, Facebook compra aplicativo lançado há apenas dois meses

Para atrair adolescentes, Facebook compra aplicativo lançado há apenas dois meses

Compartilhar
Facebook
Twitter

O facebook anunciou nesta segunda-feira (16) a aquisição do aplicativo tbh (acrônimo para “To Be Honest”, para ser honesto), lançado há apenas dois meses, mas que se tornou febre entre adolescentes americanos. Apesar do pouco tempo de vida, o programinha já registra mais de 5 milhões de downloads e conta com 2,5 milhões de usuários diários. O negócio pode ajudar a maior rede social do mundo a renovar seu público, já que estudos apontam que os mais jovens estão se afastando da plataforma criada por Mark Zuckerberg.

O tbh se insere na categoria de aplicativos de mensagens anônimas, mas com um diferencial: não é possível enviar mensagens negativas, apenas elogios e cumprimentos. Quando o usuário se conecta, uma rede com seus contatos é criada, e o aplicativo começa a fazer perguntas como “quem você chamaria para uma festa?” ou “quem é mais íntegro?”, oferecendo nomes da lista de contato. Ao responder, uma mensagem anônima é enviada ao escolhido.

“Quando nos encontramos com o Facebook, percebemos que compartilhamos muitos dos valores centrais sobre conectar pessoas por meio de interações positivas”, escreveram os criadores do tbh, em comunicado. “Mais que isso, nós fomos convencidos pelas formas que eles poderiam nos ajudar a realizar nossa visão e trazer mais pessoas”.

Os termos financeiros não foram divulgados, mas fontes informaram ao TechCrunch que o valor não chegou a casa dos US$ 100 milhões, e que a aprovação de órgãos reguladores não será necessária. Como parte do acordo, os criadores do programa Nikita Bier, Erik Hazzard, Kyle Zaragoza e Nicolas Ducdodon se tornam funcionários do Facebook para continuarem tocando o negócio, mas com apoio de ferramentas, engenheiros e o principal, dinheiro, da empresa de Zuckerberg.

“O tbh e o Facebook compartilham um objetivo comum: de construir comunidades e permitir que as pessoas compartilhem para que nos tornemos mais próximos”, afirmou o Facebook, em comunicado. “Nós ficamos impressionados pela forma como o tbh está fazendo isso usando questionários e mensagens, e com os recursos do Facebook o tbh pode continuar expandindo e construindo experiências positivas”.