Início BACANA NEWS Instituto Confúcio promove evento comemorativo

Instituto Confúcio promove evento comemorativo

Compartilhar
Facebook
Twitter
Festival de Primavera no Instituto Confúcio, na manhã desta quarta-feira (25), em Belém. Na foto, coral do Instituto Confúcio. FOTO: NAILANA THIELY / ASCOM UEPA DATA: 25.01.17 BELÉM - PARÁ

O Instituto Confúcio da Universidade do Estado do Pará (Uepa) celebra o seu aniversário e o Festival de Meio-Outono com uma programação especial. O objetivo é apresentar a cultura chinesa e aprofundar a amizade entre os países. O evento será realizado no dia 4 de outubro, no auditório da Reitoria, a partir das 9h.

“Nosso objetivo é explicar a origem do nome Confúncio, o porquê do Instituto levar o nome do pensador filósofo chinês, mostrar os festivais, explicar cada um e interagir com os participantes” explicou Antônio Silva, diretor brasileiro do Instituto na Uepa.

Na comemoração, a cerimônia de abertura vai contar com apresentações de Kung Fu e Flauta QU Zheng. Além de uma palestra sobre Confúcio e festivais tradicionais chineses, ministrada por Xu Mengze, professora da Shandong Normal University (SDNU) e do Instituto.

Durante a programação serão realizadas várias atividades, como primeiros passos nas artes marciais; caligrafia chinesa, onde o público vai aprender informações básicas sobre a escrita e produzir suas primeiras palavras em chinês; cortes de papel, com uma breve explicação da origem e o simbolismo na arte do corte; cerimônia do chá, apresentação, história, importância na cultura chinesa e as habilidades necessárias à preparação e a origem do jogo de peteca. Todas as atividades serão desenvolvidas pelos professores do Instituto.

O dia mundial do Instituto Confúcio é comemorado no mês de setembro. Entretanto, em Belém, ele foi inaugurado no mês de outubro, por isso as comemorações ao seu dia foram extendidas para esse mês. O projeto está presente em mais de 110 países. Em 2013 a Uepa assinou acordo de cooperação com a Shandong Normal University (SDNU) com a finalidade de trazer uma unidade para a região. Desde lá oferta aulas de mandarim e bolsas para alunos da Universidade do Estado.

O Festival de Meio-Outono, celebrado na China no 15º dia do 8º mês do calendário lunar, está estritamente ligado a uma cultura tradicionalmente agrária, regida pelos ciclos da natureza. Simboliza, portanto, um agradecimento dos chineses à lua pela colheita, assim como reuniões familiares e oferendas para a lua nos dias do outono, nos quais ela se encontra mais brilhante e redonda.

Serviço: Festival do Instituto Confúcio e de Meio-Outono. Dia 4 de outubro, a partir das 9h, no auditório da Reitoria.