Início BACANA NEWS Governo do Estado recebe área onde será instalado o Distrito Industrial de...

Governo do Estado recebe área onde será instalado o Distrito Industrial de Castanhal

Compartilhar
Facebook
Twitter

Ontem (21), diversas autoridades estiveram reunidas, na sede da Prefeitura Municipal de Castanhal, no nordeste do Estado, para o evento que marcou a doação formal, pela prefeitura, da área que vai receber o Distrito Industrial da cidade modelo. No evento, Helvio Arruda, presidente em exercício da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), recebeu das mãos de Pedro Coelho, prefeito de Castanhal, o documento que formaliza a doação da área.

Agora, sob a administração do Estado e em parceria com a prefeitura, será iniciada a concepção do projeto executivo que tornará possível o início das obras já no próximo ano. A área do novo Distrito Industrial está localizada a 7 km do centro da cidade, na PA que liga Castanhal ao município de Inhangapi.

O evento marca a conclusão das discussões iniciadas no começo deste ano, quando os gestores do município estiveram reunidos com o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Adnan Demachki, que, na oportunidade, acenou com total e irrestrito apoio ao pleito de criação do polo e também mobilizou representantes da Codec, que tem expertise em ações de consolidação de Distritos Industriais, para trabalhar ao lado da prefeitura para a viabilização do polo.

Helvio Arruda afirmou que a intenção do Governo é pela implantação de um Polo Industrial modelo no Estado. “Castanhal é conhecida como município modelo e aqui nós pretendemos implantar um distrito também modelo, com o que existe de mais moderno e inovador em áreas de indústria incentivada no Brasil. Este será um marco histórico de iniciativa e investimento por parte do Governo do Estado”, detalhou.

O prefeito Pedro Coelho revelou que a implantação de um Distrito Industrial em Castanhal é um dos principais anseios da população local em muitos anos e destacou que isso agora será possível graças a um esforço coletivo. “Só temos a agradecer ao Governo do Estado porque em menos de um ano de negociações, já temos concretizado aqui o primeiro grande passo para a implantação do distrito. Isto é muito significativo, pois, especialmente no momento de desemprego pelo qual estamos passando em nosso país, projetos como este reacendem a esperança em nossa população da criação de novos postos de trabalho”, ressaltou.

Fátima Mariano, secretária municipal de Indústria e Comércio, compartilha do mesmo sentimento de gratidão pelo apoio ao projeto e destaca a expectativa do mercado local com a iniciativa. “Como filha de Castanhal vejo este momento como decisivo para o nosso município. Vários empresários já estão manifestando interesse em se instalar neste novo distrito e vemos isto como um claro sinal de que este novo DI, com toda a sua estrutura, vai certamente gerar diversos postos de trabalho aqui e em toda a região”.

Os presidentes da Associação Comercial de Castanhal e do Sindicato do Comércio Varejista, Paulo Roberto Sales e Antônio Bonifácio, respectivamente, foram unânimes em ressaltar a grande expectativa do comércio local pela efetiva instalação do novo distrito.

“Este é um momento histórico e representa a realização de um sonho antigo, não só da nossa população, mas da nossa classe empresarial, que demonstra grande expectativa com a movimentação da nossa economia”, disse Paulo Sales.

“A nossa expectativa aumenta na medida em que percebemos o interesse de todas as partes envolvidas pela celeridade das negociações. Isto é sentido inclusive dentro do Sindicato do Comércio e na Associação Comercial”, disse Bonifácio.

Lucélia Guedes, diretora de Novos Negócios da Codec, destacou que é importante para o Estado, após três décadas sem novos distritos, resgatar a política de criação de novos Polos Industriais. “Vencemos uma etapa técnica com a viabilização desta área. Adiante, temos um desafio gigante, que é atrair novos investimentos gerando empregos aqui com a recepção de negócios que agreguem valor e tragam renda para a população. Portanto, esta é a conclusão de uma importante etapa que deve guiar o ritmo para as seguintes. A área do distrito está apta para a instalação de empresas e, com o fortalecimento da parceria entre Prefeitura e Codec, tem tudo para atrair novos investimentos”, concluiu a diretora.