Início BLOG DO BACANA Crônica: As viúvas precisam de óculos !?

Crônica: As viúvas precisam de óculos !?

Compartilhar
Facebook
Twitter

Foto: Reprodução

Acho incrível como tem gente que vê só o que quer !!!! O Bar do Parque foi reformado pelos tucanos. É o mesmo Bar do Parque ? É igualzinho o que estava lá antes da demorada iniciativa de reforma que deixou aquele lugar um espaço quase em ruínas ? O Bar do Parque hoje é outro, houve intervenções mas não houve descaracterização do prédio. O prédio está lá do jeito que ficou, inclusive hoje é um sucesso de frequência. Se os tucanos da prefeitura de Belém fossem um pouco mais ligeiros – aí já é pedir demais, taí o BRT – o Bar não viraria o antro de marginais que virou por anos a fio .

No Museu do Louvre houve uma intervenção , uma pirâmide de vidro foi colocada. Todo mundo que vai até lá tira fotos na….. pirâmide. A arquitetura do prédio foi mantida. Na Casa das Onze Janelas, local dos mais frequentados outrora em Belém, por conta de uma única vontade de uma única pessoa, tirou-se de lá um magnífico restaurante e o espaço ficou anos fechado.

Agora foi reaberto, inclusive trazendo para comandar o restaurante um dos chefs de cozinha mais requisitados da atualidade no Brasil, o Saulo, que mantém um magnífico restaurante em Santarém.

Uma intervenção está sendo feita,intervenção que não descaracteriza a Casa das Onze Janelas, apenas se torna necessária por uma questão climática na cidade ( igualzinha a do Bar do Parque diga-se).

Uma intervenção arquitetônica como a que foi feita no Bar do Parque, para dar mais conforto aos visitantes, mas que lá, vejam só , nenhuma viúva de Jatene criticou. A intervenção na Casa das Onze Janelas teve o ok do IPHAN, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – justamente por não descaracterizar o prédio histórico. Repito; não mexe no prédio, é feita a parte.

E a intervenção foi aprovada porque o projeto apresentado pela Secult foi de acordo com as normas do instituto.

Instituto que sucessivamente recusou os projetos que Zenaldo “diz” que apresentou para reformar o Ver o peso e o Mercado de São Braz – se foram recusados os projetos, certamente não estavam em conformidade com as normas do IPHAN.

Portanto as viúvas de Jatene são assim, desabrigadas tentam desqualificar um projeto aprovado pelo IPHAN. Abrigadas não falam um pio das obras do Bar do Parque.

Dois pesos e duas medidas.

E agora que se aproxima a eminência do tucano Zenaldo deixar a prefeitura de Belém – amém – ficam as viúvas todas ouriçadas e preocupadas.

Ao ponto até de achar irregularidades em um aparelho que só trará benefícios a Casa das onze janelas, e vejam só, projeto da Secult aprovado pelo IPHAN.

Ou não sabem o que significa a palavra “aprovado”?

Marcelo Marques