Início BACANA NEWS Conselho Regional de Farmácias denuncia situação precária de unidades de saúde

Conselho Regional de Farmácias denuncia situação precária de unidades de saúde

Compartilhar
Facebook
Twitter

As condições hospitalares das unidades públicas de Belém e do Estado vivem em precária situação. Recentemente, o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará prestou denúncia contra a Prefeitura de Belém acerca do péssimo estado sanitário e de infraestrutura das Unidades Públicas de Saúde localizadas na capital.
As unidades foram devidamente autuadas pela fiscalização do CRF/PA, somando ao total de mais de R$400 mil reais em multas nos últimos anos.

A verificação ocorreu a partir do serviço de fiscalização do CRF/PA, grupo responsável por averiguar e manter a aplicabilidade das legislações nos estabelecimentos farmacêuticos. Foram realizadas vistorias em todas as Unidades e produzido um relatório conclusivo que assinalou a real situação sobre o funcionamento. Além da falta de infraestrutura e de ambientação sanitária adequada, também se notou ausência do profissional farmacêutico em algumas unidades.

Entre os principais pontos presentes no relatório, constam: falta de registro no CRF/PA; ausência de farmacêutico em horário integral de funcionamento; sem treinamento correto ao servidores; climatização inadequada; falta de medicamentos e de bulas para os que são distribuídos.

A denúncia perante o Ministério Público se baseou na Lei 13.021, artigo 11 parágrafo único, que diz ser obrigação do estabelecimento farmacêutico oferecer todas as condições para o perfeito desenvolvimento das atividades do farmacêutico. Dessa forma, foi dever da Instituição representante da categoria farmacêutica intervir juridicamente em prol de condições justas aos profissionais e à população.

O questionamento que podemos fazer é como estabelecimentos farmacêuticos que atendem em unidades públicas não contém um profissional da área e muito menos se preocupam com a mínima estrutura possível?A armazenagem de produtos extremamente sensíveis como os medicamentos dependem de cuidados e ambiente especializados, devido as suas diversas variações. O desleixo causa sérios danos à nossa sociedade.