Início BLOG DO BACANA Alepa condecora diretor do Evandro Chagas e Marcio Miranda pede que...

Alepa condecora diretor do Evandro Chagas e Marcio Miranda pede que Instituto vire fundação para receber recursos

Compartilhar
Facebook
Twitter

Toggle navigation
08/09/2017 | 16:18
Alepa condecora diretor do Evandro Chagas e pede que Instituto vire fundação para receber recursos

DOWNLOADFoto:Ozéas Santos PreviousNext

O presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Márcio Miranda, acompanhado do deputado estadual Antônio Tonheiro, visitou, na tarde desta quarta-feira (06/09), a sede do Instituto Evandro Chagas em Ananindeua. Na ocasião, o diretor do Instituto Evandro Chagas (IEC), Pedro Vasconcelos, foi agraciado com a comenda Ordem do Mérito Cabanagem, no grau Mérito Especial. A iniciativa foi do próprio do presidente Márcio Miranda e aprovada por todos os parlamentares.

A comenda é destinada a graduar pessoas físicas ou jurídicas que tenham contribuído para o desenvolvimento do estado do Pará pelos serviços prestados. “Trouxemos a maior comenda do Parlamento para homenagear o doutor Pedro e, em nome dele, nós queremos homenagear todos os funcionários dessa geração e todos aqueles que – ao longo de 80 anos – trouxeram a instituição até aqui”, disse Márcio Miranda.

O Instituto Evandro Chagas é um dos principais centros de referência em diagnóstico no país. É vinculado ao Ministério da Saúde e atua nas áreas de pesquisas biomédicas e vigilância em saúde pública, além de desenvolver pesquisas científicas que buscam a identificação e o manejo dos problemas médico sanitários, com ênfase na Amazônia brasileira.

APROXIMAÇÃO – O diretor do IEC, Pedro Vasconcelos, destacou a importância da visita do chefe do Poder Legislativo. “A vinda do deputado Márcio Miranda é muito importante em função de uma proximidade. Este momento, para o IEC, representa um momento de congraçamento e de uma elevada consideração por parte da Alepa em vir aqui até nós, esse talvez seja um dos papéis do Legislativo: aproximar as instituições”, disse.

Como médico, o presidente Márcio Miranda disse que compreende a importância do IEC ao longo dos seus 80 anos para a ciência do Brasil e do mundo e contou que entregou ao Ministro da Saúde um documento pedindo que o IEC seja transformado em Fundação, o que garantirá recursos financeiros e orçamentários. “O Parlamento tem se mantido ativo e se preocupado com as nossas instituições. O IEC é muito importante para o Pará, para o Brasil e para o mundo face às grandes pesquisas que são feitas aqui. Quando o Parlamento vê o momento de crise, que podem cortar recursos, a gente vem se solidarizar e mostrar os documentos que fizemos cobrando do Ministério da Saúde e da Presidência da República, que faça os investimentos necessários”, contou Márcio Miranda.

Pesquisadores do IEC acompanharam a visita dos parlamentes, que conheceram alguns laboratórios e puderam acompanhar a exibição de um vídeo contando a história do instituto.

Texto: Andreza Batalha