quinta-feira, janeiro 15

Votação do Impeachment de Casares: Justiça Confirma Formato Híbrido no São Paulo

0
5

Decisão Judicial Define Rumos da Votação do Impeachment

A votação do impeachment do presidente do São Paulo Futebol Clube, Julio Casares, tornou-se um dos assuntos mais relevantes no cenário esportivo brasileiro nos últimos dias. A votação do impeachment do presidente do São Paulo, Julio Casares, marcada para a próxima sexta-feira (16), continuará acontecendo em sistema híbrido – ou seja, presencial e virtual. A decisão tem grande importância para o futuro político do clube tricolor paulista, que atravessa um momento de crise institucional.

Principais Mudanças nas Regras de Votação

A juíza Mônica Rodrigues Dias de Carvalho, da 1ª Câmara de Direito Privado do TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) indeferiu recurso do Tricolor, que queria derrubar a liminar da última segunda-feira (12) que alterou o sistema de votação de presencial para híbrido. Com isso, os conselheiros poderão participar tanto presencialmente no Salão Nobre do Morumbis quanto de forma virtual.

Para que Casares seja retirado do cargo, são necessários 171 votos – ou seja, dois terços do total de conselheiros. Além disso, o quórum exigido de votantes é de 75% do Conselho, que possui 254 membros. A sessão está agendada para as 18h30 de sexta-feira, horário de Brasília.

Contexto Político e Consequências

O processo de impeachment de Julio Casares reflete uma profunda divisão dentro do clube. Caso seja aprovada a destituição no Conselho Deliberativo, o presidente será imediatamente afastado e o processo seguirá para a Assembleia Geral de Sócios, que necessita de maioria simples para confirmar a destituição de Julio Casares.

A mudança no formato de votação representa uma derrota para a defesa de Casares, que inicialmente defendia a participação 100% presencial dos conselheiros. Com o recurso rejeitado, a Justiça manteve as regras fixadas na liminar, que reduzem a barreira estatutária para o impeachment e ampliam as possibilidades de participação dos conselheiros. O desfecho desta votação será determinante para definir os rumos do São Paulo FC nos próximos meses e pode marcar um ponto de virada na história recente do clube.

Comments are closed.