Início DESTAQUE Violência sem fim! Belém fecha 2017 com 855 homicídios.

Violência sem fim! Belém fecha 2017 com 855 homicídios.

Compartilhar
Facebook
Twitter

Só no último final de semana, o primeiro do ano, foram assassinadas 14 pessoas na capital paraense. O que nos leva a pensar que esse ano, que mal começou, poderá bater o número de homicídios do ano passado. Em 2017, 855 pessoas foram vítimas de homicídio. Um número assustador. Esse número só vem aumentando, nos últimos anos. É possível ver um crescimento considerável de 8 anos para cá.

O especialista em segurança Aiala Colares confirma: “Mais ou menos de sete a oito anos consecutivos, Belém vem apresentando cada vez mais casos. E que hoje coloca a cidade em uma condição extremamente preocupante.”

A SEGUP (Secretaria Estadual de Segurança Pública, afirmou estar de olho no aumento desse número e que tem se esforçado para combatê-lo. E que já traçou o perfil das vítimas, quase sempre o mesmo, a maioria são homens com idade entre 16 e 33 anos, negros, moradores da periferia. E o perfil dos assassinos também segue uma linha, semelhança que assusta, quase sempre são homens encapuzados, tanto em carros quanto em motos.

Voltando a falar desse ano, só no dia 6 de janeiro, foram 7 homicídios em apenas 4 horas. E no dia seguinte, mais 7 num intervalo maior, de 7 horas. E de acordo com a polícia, não há ligação entre os crimes.

De acordo com a Secretaria, é preciso manter o curso das investigações.

“A gente tem que investigar cada vez mais. A especialização da investigação através da Divisão de Homicídios tem essa tônica, de tentar desvendar a autoria desses delitos e poder atribuir a quem está praticando o crime”, comenta Rogério Luz Moraes, secretário adjunto de inteligência e análise criminal.