Início BACANA NEWS Vereadores autorizam parcelamento de débitos do município

Vereadores autorizam parcelamento de débitos do município

Compartilhar
Facebook
Twitter

Como regime de urgência, em sessão extraordinária, os vereadores de Belém aprovaram o pedido de enviado pela prefeitura de Belém na tarde de ontem, 11. Com a aprovação do projeto de lei, a PMB fica autorizada fazer o parcelamento e o reparcelamento dos débitos do município de Belém com seu Regime Próprio de Previdência Social- RPPS-, gerido pelo Instituto de Previdência e Assistência do Município de Belém- IPAMB. O parcelamento pode ser em até 200 prestações mensais, iguais e sucessivas, de contribuições devidas pelo ente federativo ou descontadas dos segurados ativos, aposentados e pensionistas, bem como de outros débitos não decorrentes de contribuições previdenciárias, relativos a competências até março de 2017.

A prefeitura justificou o envio do projeto como uma forma de enfrentar a crise econômica e fiscal pela qual o país passa, com profundo impacto para os entes federativos em razão da queda nos repasses constitucionais, implicando na frustração das previsões orçamentárias, provocando a perda da capacidade de investimentos e da manutenção de serviços essenciais ofertados à população. Foi seguindo essa mesma linha que alguns vereadores se posicionaram a favor do projeto. “A orientação do parcelamento foi feita pelo próprio Ministério do trabalho, já que o débito assumido por gestões anteriores prejudicou muito o atual prefeito. Parabéns, Zenaldo pela coragem de enfrentar esse problema”, disse Fabrício Gama.

De acordo com o projeto, para a apuração do montante devido os valores originais serão atualizados  pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo- IPCA/IBGE, acrescido de juros simples de 0,5% ao mês, acumulados desde a data de vencimento até a data da assinatura do termo de acordo de parcelamento ou reparcelamento, com dispensa de multa. As prestações vencidas também serão atualizadas pelo IPCA e terão 1% ao mês acumulados.

Os vereadores da oposição foram contrários a aprovação do projeto. Segundo Marinor Brito (PSOL) se o projeto do IPTU já era ruim, esse é pior ainda já que não esclareceu o valor total da dívida e vai prejudicar funcionários públicos do município. “Os servidores municipais não vão conseguir se aposentar. São inúmeros processos aguardando e por conta de tantas dívidas o problema só vai se agravando”. Fernando Carneiro (PSOL) acrescentou dizendo que a dívida deveria ser paga no tempo de gestão de Zenaldo, já que com essa proposta outros 4 mandatos serão afetados. O vereador, inclusive, foi autor de uma emenda solicitando a mudança, mas a proposta foi rejeitada.

Emerson Sampaio (PP) esclareceu que o parcelamento vai garantir que a dívida que já dura mais de 14 anos seja paga. Emerson ponderou ainda que desde a gestão do ex prefeito Duciomar Costa não é pago um centavo do débito. Rebatendo algumas críticas sobre o tempo de parcelamento, o vereador completou dizendo que “era melhor garantir o pagamento em até 16 anos, do que esperar mais 14 anos para resolver bancar com a despesa”.