Início BACANA NEWS UNAMA realiza parceria com o projeto APL-Fito Santarém

UNAMA realiza parceria com o projeto APL-Fito Santarém

Compartilhar

Foto: Divulgação/Unama

O Centro Universitário da Amazônia – UNAMA firmou uma parceria com a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) e abraçou vários projetos realizados dentro do Centro de Recuperação Agrícola Sílvio Hall de Moura. Dentre eles, o Projeto Arranjo Produtivo Local de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (APLFito), que é patrocinado pelo Ministério da Saúde através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e pela Prefeitura de Santarém.

O objetivo do projeto é facilitar o acesso a medicamentos fitoterápicos de qualidade e assistência farmacêutica municipal aos pacientes atendidos pelos Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso foi criado um comitê, que conta com a participação do curso de Farmácia do Centro Universitário.

O projeto, que ainda está sendo executado na primeira fase, conta com a estruturação de canteiros feitos por detentos, que serão usados posteriormente para o plantio das espécies vegetais. A meta é fazer com que os alunos possam manipular as plantas para consumo humano.

De acordo com Carlena Sinara que coordena o curso de Farmácia da UNAMA, a idealização do projeto visa a inclusão social, haja vista que nesta primeira fase está sendo realizado por detentos. “ Levar a iniciativa do plantio e da colheita dentro de uma casa penal é um dos desafios que o projeto abraçou. Acreditamos que estas plantas medicinais para produção local de medicamentos fitoterápicos serão disponibilizadas à pacientes de unidades de saúde no município”, destaca.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Unama Santarém