Início BACANA NEWS Uepa reinicia atividades acadêmicas do Parfor

Uepa reinicia atividades acadêmicas do Parfor

Compartilhar
O I Encontro Regional do Parfor/Uepa tem como objetivo promover a integração entre docentes e discentes que compõem as licenciaturas oferecidas pela instituição. O evento também oferece diversas oficinas, possibilitando aos alunos a participação em atividades complementares. FOTO: BIANCA ALMEIDA/ASCOM UEPA DATA: 30.06.2014 BELÉM - PARÁ

A Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), iniciou as atividades acadêmicas na última quarta-feira (3) para o primeiro módulo de 2019 em diversos pólos espalhados pelo Pará. As aulas seguem até o dia 2 de março. No total foram matriculados 196 novos alunos.

O Parfor é uma política nacional de formação de profissionais do magistério da Educação Básica, com a finalidade de organizar, em regime de colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério para as redes públicas.

No Pará, a Uepa é uma das instituições integrantes do Parfor com a oferta de cursos de Licenciatura em Pedagogia; Letras – Língua Inglesa; Letras – Língua Portuguesa; Licenciatura Intercultural Indígena; História; Ciências da Religião, Educação Física; Ciências Naturais; Matemática; Geografia; e Filosofia.

“O Parfor, desde 2009, tem sido um programa de extrema importância para formação de professores da Educação Básica da rede pública, que necessitam de formação de qualidade, representando relevância social para a educação. A Uepa vem trabalhando fortemente para a continuidade e desenvolvimento desse programa”, explica o professor Sérgio Carvalho, que é coordenador do Parfor na Uepa.

O Plano tem como prioridade ofertar educação superior gratuita e adequada para professores em exercício, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e contribuam para a melhoria da qualidade da Educação Básica no país.

Carolina Brabo Pimenta já ministra aulas há quatro anos e iniciou o primeiro módulo em Pedagogia no município de Muaná e diz que o sentimento é de gratidão. “O Parfor será um divisor de águas em minha vida. O programa permitirá estudarmos e termos nível superior, que irá refletir diretamente na qualidade de uma aula melhor para nossas crianças, para educação do nosso município. Sou grata pela oportunidade, estou muito animada”.