Início BACANA NEWS Uepa promove ações preventivas no Centro de Saúde Escola

Uepa promove ações preventivas no Centro de Saúde Escola

Compartilhar
Facebook
Twitter

Pacientes do Centro de Saúde Escola do Marco (CSE), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), participaram na manhã de ontem (28) da primeira edição da campanha Novembro Multicores. Idealizado pelo Grupo de Pesquisa em Enfermagem em Estomaterapia da Amazônia (Enfesta), o evento reúne quatro datas de conscientização sobre doenças que atingem pessoas com agravos da estomaterapia, incentivando a prevenção.

Formado por professores e alunos da Uepa e da Universidade Federal do Pará (UFPA) das áreas de Enfermagem, Nutrição e Artes e Novas Tecnologias, o Enfesta reuniu em uma só ação, o Dia Mundial do Diabetes – 14 de Novembro, o Dia Nacional da Pessoa com Estomia – 16 de Novembro, o Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão e o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, ambos no dia 17 de Novembro.

“O CSE foi escolhido para acolher esta ação por ser uma unidade que faz acompanhamento, possui os testes rápidos e está toda voltada para a Atenção Básica. Por ser uma atividade de promoção e prevenção em saúde, o CSE, que é sempre um grande parceiro, seria o local perfeito”, explicou a professora Regina Cunha, líder do Enfesta.

Ação educativa – O “Novembro Multicores” ofereceu aos pacientes do CSE consultas em Enfermagem em Estomaterapia, para avaliação de risco do pé diabético; ação educativa de atenção à saúde de pessoas com estomias, por meio de uma simulação realística; prevenção de lesão por pressão, utilizando tecnologia lúdica com o “Jogo da Roda”; distribuição de material educativo e orientação acerca do combate ao câncer de próstata.

“Esse tipo de ação vem somar ao que fazemos diariamente no CSE. O autocuidado é fundamental para estes pacientes, principalmente as pessoas que já possuem lesões”, informou a enfermeira do CSE, Cláudia Marigliani. O evento foi aprovado pelos participantes, que foram pesados e tiveram suas medidas tiradas para detecção precoce de doenças. “Acho que aqui aprendi tudo o que precisava saber sobre diabetes e câncer e, o mais importante: o que fazer para prevenir, pois essas coisas os médicos não passam para nós”, disse o aposentado José Ribamar Mendes, 62 anos.

Paciente do CSE, a motorista Edilene da Graça, 47 anos, se surpreendeu com a praticidade da prevenção, principalmente pela alimentação. “Obter essas informações é sempre muito bom. Certamente levarei para a vida algumas orientações que recebi hoje”, afirmou.

A professora da Faculdade de Nutrição da UFPA, Vanessa Lourenço, ressaltou que todas as informações contidas no material desenvolvido para a ação foram regionalizadas. “A nutrição é fundamental tanto na prevenção quanto no tratamento dos pacientes, pois há muitos tabus alimentares. No grupo de pesquisa, desenvolvemos um guia alimentar que contém os alimentos da nossa região, o que também é importante para que as pessoas possam seguir uma dieta sem abandonar seus costumes alimentares”, explicou.

Metodologia ativa – Cinco acadêmicos de Nutrição e 14 acadêmicos de Enfermagem fizeram o acolhimento e avaliação dos pacientes durante toda a manhã. “A ação de hoje iniciou há algum tempo, e todos os acadêmicos foram envolvidos no planejamento. A Uepa trabalha com projeto pedagógico próprio e metodologia ativa, que contribui muito para a formação dos nossos alunos. Ter o CSE é fundamental para enriquecer ainda mais a vivência universitária deles”, avaliou a professora Margareth Boulhosa.

Quem também aproveitou bastante o “Novembro Multicores” foi Irene Rabelo, 73 anos. Diagnosticada com diabetes há dois anos, ela busca se manter informada para estar um passo à frente da doença. “Fiquei bem surpresa, principalmente na parte do cuidado com os pés. Eu sempre cuidei, mas nunca prestei atenção de fato. Passar hidratante e adotar alguns cuidados na manicure, como levar meus próprios instrumentos e não tirar a cutícula, serão alguns comportamentos que terei a partir de hoje”, assegurou a aposentada.