Início BACANA NEWS Tucuxi ganha o confronto dos botos no Çairé

Tucuxi ganha o confronto dos botos no Çairé

Compartilhar
Facebook
Twitter


O Tucuxi foi o campeão do 19º Festival dos Botos do Çairé. O resultado foi divulgado no início da noite desta segunda-feira (25), no Lago dos Botos. A agremiação trabalhou o tema “A expressão do Çairé”, mostrando origens antes da chegada dos jesuítas a Santarém. Este é o décimo título do Tucuxi, que passou à frente do rival Cor de Rosa que tem um título a menos.

A soma da pontuação dos jurados foi de 475,5, um a mais do que Cor de Rosa, que ficou com 474,5 pontos.

Foram encenadas a lenda da cobra grande, foram mostrados personagens e alegorias de destaque, como o curandeiro, a rainha da festa no barracão com mastros, canoa com imagens de Nossa Senhora da Saúde. Também foi valorizada a produção de mandioca, farinha, entre outros alimentos regionais. A Rainha do Lago Verde entrou em cena com um cardume de botos representando a protetora dos animais marinhos. Ao final, a sedução foi interpretada pela primeira vez dentro da água, num recipiente posto numa estrutura para que coubessem o boto homem encantador e a cabocla borari.

Foram avaliados 16 itens: Apresentador, Cantador, Rainha do Çairé, Cabocla Borari, Curandeiro, Rainha do Artesanato, Boto Homem, Encantador, Boto Animal Evolução, Rainha do Lago Verde, Carimbó, Organização do Conjunto Folclórico, Alegorias, Letra e Música, Ritual, Torcida, Sedução.

Prefeitura de Santarém