Início BACANA NEWS Tribunal manda soltar Josy Brito, acusada pela polícia de ser a mandante...

Tribunal manda soltar Josy Brito, acusada pela polícia de ser a mandante da morte do prefeito Jones William

Compartilhar
Facebook
Twitter

O desembargador Ronaldo Marques Valle, do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), concedeu liminar em pedido de habeas corpus à mãe do prefeito afastado de Tucuruí, Artur Brito, Josineide Silva Brito, a Josy Brito. Ela estava presa em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (RMB), como suposta mandante do assassinato do prefeito Jones William.

Josy Brito foi presa no dia 30 de outubro deste ano, por ordem do juiz José Leonardo Frota de Vasconcelos Dias, da Vara Criminal de Tucuruí. O pedido de prisão partiu da Polícia Civil do Pará, no processo que investiga a morte do ex-prefeito de Tucuruí, assassinado no dia 25 de julho deste ano.

Em sua decisão, o desembargador diz que Josy Brito foi ouvida em depoimento no quarto dia após a prisão. Depois disso, afirma, foi devolvida ao cárcere e nunca mais chamada para depor, permanecendo presa por mais de 24 dias.

Ronaldo Valle lembra que o objetivo da prisão temporária é assegurar a eficácia das investigações. Isso para que o investigado não crie embaraços para o trabalho policial, influenciando nos depoimentos de testemunhas.

O desembargador afirma que a decisão de manter Josy Brito presa “afronta à dignidade da pessoa humana”. Para ele, a acusada não pode mais colocar nenhum obstáculo à investigação, o que justifica sua soltura.

Segundo as primeiras informações, Josy Brito deve retornar ainda hoje (24) para Tucuruí.