Tragédia em Copacabana: Queda de Avião de Propaganda Deixa Piloto Morto

Acidente Aéreo Choca Banhistas na Praia de Copacabana
Um avião ultraleve caiu na orla da Praia de Copacabana no sábado (27) e o corpo do piloto foi resgatado do mar pelo Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. O incidente ocorreu em pleno verão carioca, momento em que a praia estava lotada de banhistas aproveitando o fim de semana.
A queda aconteceu por volta das 12h30, quando a praia estava lotada devido ao forte calor, mas nenhum banhista foi atingido. As buscas pelo piloto mobilizaram mais de 30 agentes e duraram cerca de duas horas.
Identificação da Vítima e Circunstâncias do Acidente
Luiz Ricardo Leite de Amorim, responsável por pilotar o avião monomotor, havia completado 40 anos no dia 23 de dezembro, apenas quatro dias antes do acidente. De forma ainda mais trágica, o piloto estava fazendo o seu primeiro voo naquele modelo de aeronave, segundo informou o vice-prefeito da Zona Sul do Rio, Bernardo Rubião.
A aeronave realizava publicidade aérea quando caiu no mar. De acordo com a Prefeitura do Rio, a Visual Propaganda Aérea não possuía licença para realizar a campanha publicitária no sábado e será autuada.
Investigações e Próximos Passos
A aeronave retirada do mar deverá ser periciada exclusivamente pelo Cenipa, e o resultado do exame, que apura as causas do acidente, também subsidiará investigação da Polícia Civil. A partir desta segunda-feira, testemunhas devem ser intimadas a depor na 12ª DP (Copacabana).
Este trágico acidente reforça a importância da fiscalização rigorosa das operações de publicidade aérea e do cumprimento das normas de segurança na aviação. A investigação completa determinará as causas exatas da queda e poderá contribuir para evitar futuros acidentes semelhantes. Para a família de Luiz Ricardo, resta a dor de uma perda irreparável em um momento que deveria ser de celebração.









