Terras Raras no Brasil: País se Posiciona como Protagonista no Mercado Global

A Importância Estratégica das Terras Raras
As terras raras são insumos essenciais para indústrias de tecnologia avançada, como defesa, inteligência artificial, semicondutores, veículos elétricos e energia limpa. Em um cenário global marcado pela transição energética e disputa tecnológica, esses minerais tornaram-se ativos estratégicos que definem o poder econômico e geopolítico das nações. O Brasil, detentor de uma das maiores reservas mundiais, está no centro dessa corrida global.
Brasil: Segunda Maior Reserva do Mundo
No ranking global, é o segundo maior em reservas de terras raras, com 21 milhões de toneladas (23%). A maior parte dos recursos medidos de Elementos Terras Raras (ETRs) no Brasil está concentrada, principalmente, nos estados de Minas Gerais, Goiás, Amazonas, Bahia, além de Sergipe. Recentemente, pesquisadores da UFSM, UFRGS e Unipampa encontraram altas concentrações de terras raras em Caçapava do Sul (RS), com níveis até 6 vezes maiores que na China.
Investimentos e Projetos em Desenvolvimento
Empresas com projetos de terras raras no Brasil encerraram 2025 em forte valorização, com ganhos de até 390% em suas ações, impulsionadas pelo aumento da demanda global por esses insumos. Os projetos ligados a terras raras representam 3,2% dos investimentos previstos para o setor mineral brasileiro entre 2025 e 2029, o equivalente a US$ 2,2 bilhões.
A Serra Verde Mineração, localizada em Minaçu (GO), iniciou suas atividades em janeiro de 2024 e está em fase de ramp-up, com expectativa de alcançar 5 mil toneladas anuais de óxidos de terras raras. Em Minas Gerais, o projeto está localizado ao lado das instalações da CBMM, maior produtora mundial de nióbio, e previsto para entrar em operação até 2027.
Políticas Públicas e Perspectivas Futuras
A disparada das ações ocorre em meio ao avanço, no Brasil, da discussão sobre a Política Nacional de Minerais Críticos, que tramita em regime de urgência na Câmara dos Deputados, e o governo federal anunciou a criação de um conselho especial para tratar de minerais críticos e estratégicos.
O Brasil pode se tornar um dos cinco maiores produtores de terras raras do mundo nos próximos anos, segundo projeção do Ministério de Minas e Energia, com base no avanço de diversos projetos no país voltados para extração responsável de minérios importantes. O grande desafio é desenvolver capacidade tecnológica para refino e processamento, agregando valor à cadeia produtiva e posicionando o país como protagonista no mercado de tecnologias limpas e estratégicas.









