Início DESTAQUE Tabu da masculinidade é abordado em peça teatral

Tabu da masculinidade é abordado em peça teatral

Compartilhar

Dilema entre os homens, a insegurança relacionada a estereótipos do próprio corpo é o tema central da peça teatral “Cinco homens e um segredo”, onde cinco amigos, com idades, sexualidade e profissões diferentes abordam o assunto com humor. O espetáculo será encenado em Belém, nos dias 18 e 19 de novembro, com sessão às 19h, no Teatro do SESI.

O elenco formado pelos atores os atores Edwin Luisi, Roberto Pirillo, Carlos Bonow, Iran Malfitano e Claudio Andrade utiliza da comédia para tratar do assunto que ainda deixa homens temerosos: tamanho é documento?. Tratado com leveza e humor o tabu ganha outra visão.

Ambientada no Rio de Janeiro, a montagem é um retrato contundente de como o ser humano e a própria sociedade definem a masculinidade. Dirigida por Alexandre Reinecke e escrita por Aluisio de Abreu, “Cinco homens e um segredo” é a versão brasileira de “The irish curse”, de Martin Casella.

No roteiro, o grupo de amigos se encontra todas as quartas à noite, no porão de uma igreja católica, em uma reunião de autoajuda para indivíduos com pênis pequeno. Esta característica em comum é o foco de suas lamentações semanais, atestando que o assunto ainda é um tabu e assombra os homens, que se sentem diminuídos em sua força e virilidade.

O grupo foi organizado por um padre e tem três frequentadores assíduos. Uma noite, porém, um novo integrante (Mário) se junta aos demais e os leva a se questionarem sobre as relações do grupo e sobre seus próprios medos e fantasmas. À medida que esses homens se abrem, segredos são revelados e vêm à tona questões sobre identidade, masculinidade, sexo, relacionamentos e status social, em uma jornada que pode redefinir suas vidas.

O tema é universal e se mantém cada vez mais atual.  “Nunca havia parado para pensar em como o tamanho do pênis pode afetar a vida de um homem. Seja ele imenso ou mínimo, existe uma lacuna enorme, uma grande solidão, medo da dor da rejeição na vida daqueles homens. Além disso, os personagens são muito bem desenhados, factíveis, reais”, comenta Aloísio Abreu.

Serviço:

“Cinco homens e um segredo”

Dias 18 e 19 de novembro, às 19h, no Teatro do SESI (Av. Almirante Barroso, 2540 – Marco.

Ingressos: R$ 70 (inteira) | R$ 35 (meia entrada), disponíveis da bilheteria do teatro.

Informações: (91) 3366-0971 ou 3366-0972