Sudão do Sul e República Democrática do Congo: Panorama de Conflitos e Desafios Humanitários em 2025

Escalada de Tensões e Violência
As tensões políticas e a violência aumentaram significativamente desde o início de 2025 no Sudão do Sul, comprometendo o processo de paz e a transição política. Confrontos entre as Forças de Defesa do Povo do Sudão do Sul (SSPDF) e o Movimento de Libertação do Povo do Sudão em Oposição (SPLA/IO) foram inicialmente reportados em janeiro no estado de Equatória Ocidental.
Crise na RD Congo
Na República Democrática do Congo, a situação se agravou no início de 2025 com a escalada da insurgência M23, que capturou múltiplas cidades no leste do país, contando com apoio militar de Ruanda. Esta situação provocou um conflito entre os dois países, levando à assinatura de um acordo de paz mediado pelos Estados Unidos em 27 de junho de 2025.
Impacto Humanitário
A situação humanitária permanece alarmante, com 7,7 milhões de pessoas enfrentando altos níveis de insegurança alimentar e 83.000 em risco de condições de fome. O Plano de Resposta Humanitária de 2025 está com apenas 28,5% de financiamento, enquanto a violência contra trabalhadores humanitários dificulta as operações.
Desafios na Saúde Pública
No início de 2025, houve uma queda de 50% nas visitas de crianças menores de cinco anos às instalações médicas, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O número de crianças vacinadas também diminuiu drasticamente, caindo de 67.000 para 29.000 quando comparado o primeiro trimestre de 2023 com o de 2025.
Perspectivas para o Futuro
Especialistas alertam que a trajetória atual, se não for urgentemente tratada, pode reverter todos os ganhos obtidos até agora. As recomendações incluem a necessidade de reduzir as tensões, abordar a questão dos detidos, abraçar o diálogo e retornar à implementação plena e inclusiva do acordo de paz de 2018.


