Início DESTAQUE Segup apresenta medidas preventivas para o pré-carnaval da Cidade Velha

Segup apresenta medidas preventivas para o pré-carnaval da Cidade Velha

Compartilhar
Facebook
Twitter

Trios elétricos apenas com sonorização frontal e traseira, passagem de som dos blocos em local distante da Igreja da Sé e estacionamento privativo para moradores serão algumas das novidades do pré-carnaval 2018 do bairro Cidade Velha. As medidas foram definidas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) em conjunto com moradores e com a Liga dos Blocos da Cidade Velha.

O esquema operacional destinado ao evento tem a finalidade de garantir a segurança dos foliões, bem como reduzir os impactos no cotidiano dos moradores durante o período da programação carnavalesca no bairro, que será realizada sempre aos finais de semana, a partir do próximo sábado (6). A programação termina no dia 4 de fevereiro, sendo que no dia 28 de janeiro, quando acotecerá o primeiro Re x Pa do ano, não haverá o desfile de blocos. O efetivo militar atuante nos dias de desfile estará reforçando o policiamento no dia do clássico do campeonato paraense.

Integração – A ação operacional do pré-carnaval 2018 da Cidade Velha se dará de forma integrada, com a participação de agentes das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), Centro de Operações Integradas (Ciop), Guarda Municipal, Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e Secretaria Municipal de Economia (Secon). Ao todo, o esquema mobilizará 300 agentes públicos e 80 segurança particulares.

Segundo o secretário Adjunto de Gestão Operacional da Segup, coronel PM André Cunha, várias reuniões foram realizadas até o fechamento do esquema de segurança do pré-carnaval deste ano. “Reunimos com a Liga dos Blocos, mas também escutamos as demandas dos moradores para que ninguém se sinta prejudicado com o evento”, disse. “Ao final de dezembro também promovemos um encontro entre a Liga, a comunidade e representantes dos órgãos de segurança, e fizemos uma visita técnica ao longo do percurso dos blocos de carnaval”, complementou o secretário.

Acesso, revistas e horário dos trios elétricos – Nos dias de passagem dos blocos de carnaval, moradores e frequentadores do bairro Cidade Velha deverão ficar atentos aos fechamentos das vias de acesso ao bairro. Às 14h haverá a interdição na confluência das ruas Padre Champagnat e Tomázia Perdigão. Esse será o primeiro ponto de revista pessoal dos brincantes, que não poderão entrar no corredor da folia com garrafas de vidro ou materiais cortantes. O som dos trios elétricos deverá ser desligado, impreterivelmente, às 18h.

Os alvarás de funcionamento dos bares e estabelecimentos de diversão localizados na Cidade Velha serão concedidos, por final de semana, pela Divisão de Polícia Administrativa (DPA) da Polícia Civil.

Durante o período do pré-carnaval também serão realizadas diversas operações no sentido de coibir a prática de crimes ambientais, como poluição sonora por sons automotivos e a perturbação do sossego público, principalmente após a finalização do evento, quando alguns foliões permanecem em frente à praça Frei Caetano Brandão, conhecida como praça do Arsenal, local de dispersão dos blocos.

Estacionamento e comprovante de residência – Em atenção aos moradores do bairro, será montado um estacionamento privativo atrás do prédio da Prefeitura Municipal de Belém. O local será resguardado por seguranças. O acesso dos moradores ao estacionamento será possível por meio da apresentação de comprovante de residência.

Para a diretora da Associação dos Moradores do bairro da Cidade Velha, Dulce Rosa Rocque, as reuniões com os órgãos de segurança e a Liga dos Blocos “foram essenciais para reduzir os transtornos que a comunidade costumava ter por conta do desfile dos blocos e preservar o patrimônio histórico que o bairro abriga. Além disso, conseguimos inserir medidas que ajudam a não prejudicar a rotina dos moradores durante a folia”, analisou.

Resguardo das missas – Com a finalidade de não impactar nas programações das missas realizadas na Igreja da Sé, este ano a passagem de som dos trios elétricos será realizada na Praça do Relógio, já os carros-som não irão mais transitar em frente à igreja. Os pontos de táxis também serão transferidos, provisoriamente, para a rua Padre Champagnat, a fim de não prejudicar o atendimento das pessoas que chegam pelos portos fluviais localizados no bairro Cidade Velha.

Patrimônio – Cerca de 400 metros de guardas-corpo (grades) serão colocados ao longo do trajeto a ser percorrido pelos blocos. A medida pretende evitar acidentes e preservar o patrimônio histórico, a exemplo do não acesso às calçadas da Igreja da Sé e à rampa de entrada da Feira do Açaí.

Plataformas de observação – Para o atendimento rápido das ocorrências será montado um posto fixo dos agentes de segurança pública em frente à igreja de Santo Alexandre. Ao longo do circuito de passagem dos blocos serão posicionadas cinco plataformas de observação de segurança, similar à que será montada ao lado da Igreja da Sé.

Atendimento médico – Ao lado do posto fixo de segurança pública, localizado em frente à Igreja Santo Alexandre, será instalado também um posto de atendimento médico com a presença de médicos, paramédicos e socorristas. Outro posto será montado também no final da avenida Tamandaré, local de dispersão dos blocos. O evento contará ainda com cerca de 60 socorristas distribuídos ao longo do trajeto dos blocos.

E também haverá uma Unidade de Atendimento Móvel de plantão. Estará localizada na praça Frei Caetano Brandão e lá ficará estacionada ao lado do Centro de Atendimento da Liga dos Blocos de Carnaval da Cidade Velha.

Banheiros e campanhas – Um total de 80 banheiros químicos será distribuído ao longo do corredor da folia. O cheiro forte de urina nas ruas é uma das reclamações recorrentes dos moradores da Cidade Velha. Em função disso, no decorrer de realização do pré-carnaval 2018 haverá a promoção de várias campanhas educativas no sentido de alertar os foliões.

“Por meio de cartilhas educativas vamos divulgar a necessidade do uso dos banheiros químicos, a preservação do patrimônio histórico, e ainda ações preventivas de trânsito, locais de fechamento das vias, conscientização quanto ao uso de som automotivo e referente à nova medida voltada aos moradores que terão estacionamento privativo”, informou o diretor da Liga dos Blocos do Carnaval da Cidade Velha, Fabiano Scherer.

Confira os 13 pontos de interdição no trânsito de veículos:

1 – Rua Portugal com rua Padre Champagnat

2 – Rua Tomázia Perdigão com rua Padre Champagnat

3 – Rua Félix Roque com rua Tomázio Perdigão

4 – Rua João Diogo com avenida 16 de novembro

5 – Rua Joaquim Távora com rua Cametá

6 – Rua Cametá Com rua Capitão Pedro Albuquerque

7 – Rua Gurupá com rua Cametá

8 – Rua Alenquer com rua Cametá

9 – Avenida Tamandaré com Capitão Pedro Albuquerque

10 –  Avenida Tamandaré com Monte Alegre

11 – Avenida Tamandaré com rua Doutor Malcher

12 – Avenida Tamandaré com rua Doutor Assis

13 – Ladeira do Forte do Presépio