Início BACANA NEWS São procurados pela polícia 21 criminosos soltos por decisões de Marco Aurélio

São procurados pela polícia 21 criminosos soltos por decisões de Marco Aurélio

Compartilhar

Foto: Nelson Jr

As polícias federal e dos Estados procuram ao menos 21 pessoas que conseguiram liminares baseadas no recente critério que torna ilegais prisões preventivas não reavaliadas a cada 90 dias. O traficante de drogas André Oliveira Macedo, o André do Rap, é um dos beneficiado por decisões tomadas pelo ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Foram 225 decisões liminares (provisórias) concedidas em habeas corpus distribuídos para o ministro em 2020, disponíveis no portal do STF, segundo o Estadão. Ao menos 92 pessoas conseguiram liminares de Marco Aurélio que levaram em conta o vencimento do prazo de revisão das prisões.

Na lista de procurados, há criminosos de envergaduras variadas. Há bandidos condenados já em segundo grau e aqueles que ainda são investigados, mas tinham ordens para permanecerem presos de maneira preventiva.

A situação de 15 desses 21 casos é bastante semelhante à de André do Rap, diz o Estadão, porque tiveram mandados de prisão expedidos após a liminar de Marco Aurélio ser derrubada.

Os crimes vão desde tráfico internacional de drogas, estelionato, homicídio qualificado, extorsão e até por formação de milícia.