Início BACANA NEWS Santarenos têm medo de doar medula óssea; saiba como se tornar um...

Santarenos têm medo de doar medula óssea; saiba como se tornar um doador e salvar vidas

Compartilhar
Facebook
Twitter

O número de pessoas que procura o Hemocentro Regional de Santarém, no oeste do Pará, para fazer o cadastro de doadores de medula óssea ainda é baixo. Em parte, segundo a asssistente social do órgão, Anaídes Silva, o medo do procedimento pesa na decisão de se tornarem ou não doadores. Em média, por mês, somente 34 pessoas procuram o Hemocentro para realizar o cadastro. O Hemocentro trabalha para que esse número aumente, assim mais pessoas serão beneficiadas.
Pacientes que precisam receber medula óssea têm que enfrentar uma fila no banco nacional, são milhares de pessoas em busca de doadores compatíveis. Afinal, a chance de o indivíduo ser 100% compatível é de 1 em 10 mil. Esse número poderia diminuir se as pessoas soubessem como o procedimento é simples e indolor. Em Santarém, oeste do Pará, o cadastro pode ser feito no Hemocentro.
O registro de doadores voluntários de medula óssea centraliza todas as informações, os dados do paciente e do doador são cruzados, até que haja compatibilidade. Em seguida, o doador é chamado para realizar novos exames e comprovar se é compatível em 100%.
“O doador recebe uma injeção de estímulo de células, que aumentam no sangue periférico, depois o doador vai para uma máquina onde são retiradas essas células. A coleta é feita através dessa máquina, armazenada e repassada ao receptor”, explicou a médica oncologista Kalysta Lopes.
Como se tornar um doador
Para se tornar doador é necessário o preenchimento de um cadastro com os documentos de identidade, CPF, cartão SUS e dois números de pessoas próximas para referência.
“Logo após o cadastro é coletada uma amostra de 4ml, que são encaminhados para Belém, onde é feita a tipagem e inserção no sistema do INCA – Instituto Nacional do Câncer, lá são feitos testes de compatibilidade com os dados dos pacientes”, disse a assistente social do Hemopa, Anaídes da Silva.
A coleta da medula não é realizada no Pará, pois não existe centro transplantador na região. A viagem é custeada pelo SUS até o local mais próximo ao paciente.
O que é a medula óssea
A medula óssea é chamada de fábrica do sangue, produz os leucócitos, plaquetas e hemácias, e tem a capacidade de regeneração.
Anaídes comenta que muitas pessoas têm medo de fazer o procedimento por achar que a medula óssea tem relação com a coluna espinhal. “Na verdade a medula é um líquido que fica dentro do osso, conhecido como tutano, o osso da bacia é o local onde mais se encontra o líquido”, esclareceu.

G1 Santarém