Início BACANA NEWS Santarém recebe helicóptero para melhoria do serviço aeromédico de pacientes com Covid-19

Santarém recebe helicóptero para melhoria do serviço aeromédico de pacientes com Covid-19

Compartilhar

Foto: Ronilma Santos / SRGBA

Por Agência Pará

O Serviço Aeromédico do Estado do Pará tem realizado o trabalho de transporte de pacientes acometidos pela Covid-19. Pessoas que moram em outros municípios, mas que precisam ser encaminhados a Santarém para tratamento, tem sido atendidas pelo serviço. Mas, para dar maior suporte a esse serviço, a antiga aeronave foi substituída por outra de mesmo modelo, porém mais moderna, promovendo assim mais rapidez no processo dos traslados.

Nesta quinta-feira (21), o secretário regional de Governo, Henderson Pinto, visitou os pontos de pouso das aeronaves, com o intuito de apresentá-las ao Diretor de Operações da empresa responsável, o Cmte. Robinson Bordin.

“O Serviço Aeromédico aqui na região tem tido uma importância fantástica. Na quarta, dia (20), chegou em Santarém um helicóptero que irá substituir o outro que tínhamos, porém com uma potência maior, mais funções e mais moderno para dar agilidade nesse processo, justamente naquelas áreas mais remotas onde o helicóptero precisa pousar. Nós já temos alguns pedidos de transferência, e agora estamos aguardando a liberação de leitos para a gente poder dar providência”, declarou Henderson Pinto, Secretário Regional de Governo.

Os helicópteros são diferenciados, pois estão aptos para o atendimento dos pacientes. Portanto, possuem os equipamentos necessários para realizar o transporte com segurança médica, como respirador, monitores cardíacos e bombas de infusão; além dos profissionais de saúde: um piloto, um enfermeiro e um médico.

Os pontos de pouso ficam localizados no quartel do Corpo de Bombeiros, no Hospital de Campanha (no parque da cidade), no Hospital Regional do Baixo Amazonas e no 3° BPM. Até o momento, já foram realizadas 12 transferências de vários municípios da região oeste, para Santarém.