Início BACANA NEWS Santarém dá continuidade a arborização do município

Santarém dá continuidade a arborização do município

Compartilhar
Facebook
Twitter

Em continuidade ao Plano Municipal de Arborização de Santarém, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), inicia nesta quinta-feira (23) a coleta das sementes para a produção de mudas.

A ação conta com a parceria da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio).

No dia 2 de setembro deste ano, foi iniciada a identificação de árvores potenciais para a coleta de sementes que resultou no mapa de sementes de Santarém-PA.

Nesta quinta-feira (23), equipes formadas por técnicos e acadêmicos da Ufopa, sairão às 8h do Parque da Cidade e devem realizar as coletas ao longo da PA-457, Rodovia Everaldo Martins, região do Eixo-forte, e na extensão da PA-370, Rodovia Santarém – Curuá-Uma, região do Curuá-Una. Já na sexta-feira (24), a coleta será concentrada nos bairros.

O Plano faz parte do “Projeto Floresta Urbana” que foi desenvolvido a partir de pesquisa de acadêmicos de Engenharia Florestal da Ufopa, na disciplina de Silvicultura Urbana, quando foi identificado a necessidade de um replanejamento da arborização de Santarém, baseado no número de árvores impróprias para o meio urbano e nos inúmeros conflitos com o mobiliário.